São João del-Rei ganha feriado: 14 de junho, Dia de Nhá Chica


Religião

José Venâncio de Resende0

Da esquerda para a direita: o escultor sacro Osni Paiva (autor da imagem), José Antônio de Ávila, a imagem oficial de Nhá Chica e o padre Guilherme Vilela da Costa Gouvêia (encarregado de transportar a imagem até Baependi).

Agora, é lei: dia 14 de junho é feriado municipal em São João del-Rei, Dia de Nhá Chica. O prefeito Nivaldo Andrade sancionou a lei 5.546, de 22 de maio de 2019, aprovada pela Câmara Municipal, que dispõe sobre os feriados religiosos no município. Na sanção, o prefeito incluiu o feriado de 14 de junho, que já entra em vigor este ano (numa sexta-feira). Os outros feriados religiosos são Sexta-Feira da Paixão, Corpus Christi e Assunção de Nossa Senhora.

Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, foi beatificada pela Igreja Católica em 4 de maio de 2013. Ela nasceu no distrito do Rio das Mortes em São João del-Rei, em 1810, e morreu aos 85 anos em Baependi, no sul de Minas, exatamente no dia 14 de junho de 1895.

Em decreto (de número 5.547), o prefeito instituiu o dia 8 de dezembro como Feriado Cívico Municipal, em comemoração ao aniversário da cidade que, este ano, fará 306 anos. Em 12 de outubro, feriado nacional, é comemorado também o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora do Pilar.

A foto que ilustra esta notícia traz uma imagem de Nhá Chica, feita em cedro pelo escultor sacro Osni Paiva e policromada pelo artista Carlos Magno de Araújo, ambos são-joanenses. Esta imagem foi usada no ato da beatificação de Nhá Chica, em 04 de maio de 2013 em Baependi. No Rio das Mortes, existe uma réplica desta imagem, também de autoria do escultor Osni Paiva.

A partir deste ano de 2019, são os seguintes os feriados no município:

Ano-Novo - 1º. janeiro

Carnaval – 5 de março

Sexta-Feira da Paixão - 19 de abril

Dia de Tiradentes – 21 de abril

Dia do Trabalho – 1º. de maio

Nhá Chica – 14 de junho

Corpus Christi – 20 de junho

Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto

Independência – 7 de setembro

Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro

Finados – 2 de novembro

Proclamação da República – 15 de novembro

Aniversário da cidade – 8 de dezembro

Natal – 25 de dezembro

Fontes: Superintendência de Imprensa da Prefeitura e José Antônio Ávila Sacramento (Academia de Letras de São João del-Rei).

Mais sobre Nhá Chica, em:

“NHÁ CHICA” 1 , A SANTA DO RIO DAS MORTES - http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/080030230710_Francisca_Paula_de_Jesus_-_Nha_Chica.pdf

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário