São João del-Rei: sem o brilho da Catedral, Comemorações dos Passos alcançam seu auge

ATUALIZAÇÃO (29/03): Procissão do Depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores, na sexta-feira à noite (ver vídeo).


Religião

José Venâncio de Resende0

Imagem velada na Igreja do Carmo (fonte: Facebook da Rádio Emboabas). .

As Comemorações dos Passos de 2025, em São João del-Rei, entram na sua fase mais importante neste final de semana, quarto domingo da Quaresma, com o Sábado de Passos e o Domingo do Encontro, seguidos do Setenário das Dores e da Soledade de Nossa Senhora. As solenidades da também chamadas Festa dos Passos, este ano, concentram-se nas igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora do Rosário, já que a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar se encontra em obras de restauro. Nos anos anteriores, elas eram realizadas na Catedral da Paróquia do Pilar, sede da Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. 

As solenidades começaram este mês de março com Vias-Sacras e Encomendações de Almas (dias 7, 14 e 21). E prosseguiram na Sexta-feira das Dores (noite do dia 28), no centro histórico, com a Procissão do Depósito da imagem velada de Nossa Senhora das Dores entre a igreja do Rosário e a igreja do Carmo. Uma cena bonita de se ver é o encontro entre a Irmandade dos Passos e a Ordem Terceira do Carmo, com suas vestimentas tradicionais, em frente à Catedral do Pilar fechada para restauro.

Veja o vídeo da transmissão por Fábio da Silva do Pop News.  

O Sábado de Passos (dia 29) começa na igreja de Nossa Senhora do Rosário, com Terço pelos Homens e Missa por l intenção da Irmandade dos Passos. Em seguida (20h), tem início a Procissão do Depósito do Senhor Bom Jesus dos Passos rumo à igreja de São Francisco, onde ocorrerá a cerimônia do desvelamento (exposição pública) da imagem. 

O Domingo do Encontro (dia 30), começa às 8h, na igreja do Carmo, com rasoura (pequena procissão) de Nossa Senhora das Dores, acompanhada de missa. E às 9:15, na igreja de São Francisco, a entrada da rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos, acompanhada de missa solene. Às 18h, saem de cada igreja os cortejos, acompanhados das devidas irmandades e associações religiosas, para a “emocionante e dolorosa paraliturgia do Encontro de nosso Divino Redentor com a sua Mãe Santíssima, na Via Dolorosa do Calvário”, como explica a Irmandade dos Passos da Paróquia da Catedral do Pilar. 

O encontro das duas imagens, que relembra “um dos momentos mais tocantes do drama da redenção da humanidade”, acontecerá na praça Barão de Itambé (Largo da Câmara), com a presença de D. Edmar José da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ele também proferirá, à entrada da procissão na Igreja do Carmo, o Sermão do Calvário. 

Nos dias 4 a 10 de abril, acontece o Setenário das Dores, na igreja do Carmo. Além da missa, o “piedoso exercício do Setenário das Dores de Maria Santíssima” consta de orações, cânticos e meditações sobre as sete dores de Maria. Na tribuna estará o frei Marlom Francis de Souza, prior do Convento de Nossa Senhora do Carmo de São Paulo e Formador de Teologia da Província Carmelitana Fluminense. 

E no dia 11 de abril, na igreja do Carmo, terço pelo Movimento das “Mães que oram pelos seus filhos”, missa com Sermão da Soledade de Nossa Senhora e procissão de Nossa Senhora das Dores, visitando as Capelas-Passos. Neste cortejo, serão executados os Motetos das Dores (composições polifônicas sacras), de autoria dos maestros Martiniano Ribeiro Bastos e Francisco de Paula Vilela. 

Trajeto 

O Depósito de Nossa Senhora das Dores sairá da igreja do Rosário, seguindo pela praça Embaixador Gastão da Cunha e pela rua Getúlio Vargas até a entrada da igreja do Carmo. O Depósito de Nosso Senhor dos Passos deixa a igreja do Rosário, segue pela praça Embaixador Gastão da Cunha e pelas ruas Getúlio Vargas e Artur Bernardes, de onde cumpre o trajeto tradicional. 

A Procissão do Encontro, após visitar o Passo do Largo da Cruz, na praça Dr. Paulo Teixeira, segue pelas ruas Vigário Amâncio e José Mourão, travessa Maestro Gustavo de Carvalho, praça Francisco Neves e ruas Monsenhor Gustavo e Getúlio Vargas, até a entrada da igreja do Carmo. 

Por fim, a Procissão da Soledade deixa a igreja do Carmo, passando pela rua Resende Costa, praça Dr. Paulo Teixeira, ruas Vigário Amâncio e Dr. José Mourão, travessa Maestro Gustavo de Carvalho e praça Francisco Neves, até a visita ao Passo do Largo da Câmara de onde segue o trajeto tradicional. Após a visita à capela de Nossa Senhora da Piedade, a procissão seguirá pela rua Getúlio Vargas até alcançar a entrada da igreja do Carmo. 

Parte musical 

As solenidades internas serão abrilhantadas pela Orquestra Ribeiro Bastos, sob a direção do maestro Rodrigo Sampaio. Já as Encomendações de Almas estiveram a cargo da Orquestra Lira Sanjoanense, sob a direção do maestro Modesto Flávio Fonseca.

A missa das 8h, na igreja do Carmo, no Domingo do Encontro, será abrilhantada pelo Coral da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo sob a direção do maestro Diemes Evandro dos Santos. 

Das procissões participam a Banda de Música Theodoro de Faria, a Banda de Música do 11BI. Mth Regimento Tiradentes e a Banda de Música Municipal Santa Cecília.  

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário