Série Campeões brasileiros - Janeiro 2016


Série Campeões Brasileiros

Emanuelle Ribeiro0

“Vamos todos cantar de coração, A Cruz de Malta é o meu pendão...”. Dá-lhe Vasco da Gama, o campeão brasileiro de 2000! Na verdade, campeão da Copa Havelange, competição organizada pelo Clube dos 13 e não pela CBF. O Vasco repetiu os feitos de 19741989 e 1997 e tornou-se tetracampeão nacional. A final foi contra o São Caetano e o primeiro jogo terminou empatado em 1x1. Na volta, o Cruz-Maltino venceu por 3x1. Com 22 gols anotados, Adhemar, do São Caetano, foi o artilheiro. A revelação foi o flamenguista Adriano, depois conhecido por Imperador. O craque? Ninguém menos que o baixinho Romário, do Vasco. O clube carioca disputou 32 jogos, venceu 15, empatou nove e perdeu oito. Marcou 54 gols e sofreu 49. Joel Santana comandou o time campeão, que contava com: Hélton, Clébson, Odvan, Júnior Baiano, Jorginho Paulista, Nasa, Jorginho, Juninho Pernambucano, Juninho Paulista, Euller e Romário.

Em 2000, o Clube dos 13 não pode aplicar os critérios de acesso e descenso do ano anterior, o que acabou gerando o maior Campeonato Brasileiro de todos os tempos, reunindo 116 clubes de três divisões em um único torneio, porém dividido em quatro módulos na sua primeira fase. Antes do início do torneio, o Clube dos 13 já havia anunciado que não pretendia realizar uma segunda edição no ano seguinte, retornando à CBF o direito de organização. O Galo foi eliminado ainda na primeira fase da competição. Já o Cruzeiro fez um grande torneio, chegando à semifinal, em que foi eliminado pelo campeão Vasco.

O mico de 2000: parte do alambrado de São Januário cedeu após confusão na final entre Vasco e São Caetano, que teve superlotação. O jogo precisou de ser interrompido aos 23 minutos do primeiro tempo e coube ao governador o cancelamento. A decisão, então, foi realizada só no ano seguinte, com vitória do Cruz-Maltino.

 

O ano ficou marcado também por outra situação: Sandro Barbosa sequestrou um ônibus da linha 174 e manteve reféns por quase cinco horas no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Uma professora foi atingida por engano por um policial e baleada pelo sequestrador, morrendo no local. Sandro foi preso e também morreu em seguida.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário