Série Campeões brasileiros - Novembro de 2014


Série Campeões Brasileiros

Emanuelle Ribeiro0

O São Paulo é campeão novamente em 1991! Mais uma vez, a final foi disputada entre dois clubes de São Paulo. O Bragantino foi o adversário do São Paulo, que venceu o jogo de dia por 1x0 e empatou na volta em 0x0. Uma curiosidade sobre essa final: o jogo em Bragança Paulista teve o menor público entre as decisões de campeonatos brasileiros até hoje, recebendo pouco mais de 12 mil espectadores. O São Paulo conquistou o tricampeonato vencendo 12 dos 23 jogos disputados, perdendo quatro e empatando sete. Marcou 28 gols e sofreu 15. O artilheiro do campeonato foi Paulinho Mclaren, do Santos, com 15 gols. O são-paulino Raí, irmão caçula de Sócrates, foi o craque de 91, enquanto a revelação foi o atacante Dener, da Portuguesa. O São Paulo de Telê Santana levantou a taça com Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ricardo Rocha, Leonardo, Flávio (Ronaldão), Bernardo, Raí, Müller, Macedo e Elivélton. 

Pela quarta vez consecutiva, foi mantido o sistema de acesso e descenso recomendado pela Fifa. Pela primeira vez desde a criação do campeonato, dois certames seguidos tiveram o número considerado ideal de clubes participantes: 20. Foi também a fórmula mais simples da história do campeonato até então. Tudo indicava que, finalmente, o Campeonato Brasileiro de Futebol havia chegado à sua maturidade institucional. Mas a queda do Grêmio para a Série B acabou provocando uma "virada de mesa" entre 1992 e 1993. O Galo terminou a competição bem na fita, em 4º lugar. Já o cruzeiro amargou a 16ª colocação.

O mico ficou no Rio Grande do Sul: o Grêmio manteve a base do ano anterior, que chegou às semifinais. Porém, nada deu certo. Nas nove partidas que disputou fora de casa, perdeu todas. A campanha ainda teve uma derrota, seis empates e três vitórias em Porto Alegre, que levaram o Tricolor Gaúcho ao rebaixamento.

 

1991 foi ainda ano de visitas ao Brasil: em abril, o príncipe Charles e a princesa Diana chegaram ao país. Já em agosto, foi a vez do líder sul-africano Nelson Mandela. E, em outubro, o papa João Paulo II passou 11 dias em solo nacional, ajudando instituições carentes.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário