Surge em Lagoa Dourada a Academia de Ciências, Letras e Artes


Cultura

José Venâncio de Resende0

Encontra-se em fase de instalação a Academia de Ciências, Letras e Artes de Lagoa Dourada (ACLALD), segundo notícia publicada no portal da Prefeitura Municipal. A ideia é fomentar a produção intelectual, na cidade, dessas três áreas do conhecimento, segundo os seus organizadores. Serão considerados membros fundadores aqueles selecionados para participar da seção inaugural da Academia. 

Até o final de abril, a nova Academia já contava com 12 membros fundadores. A fase de seleção dos membros efetivos (fundadores), que vão ocupar as 40 cadeiras, vai até 21 de maio, prazo para a entrega dos documentos necessários (Currículo Lattes ou Curriculum vitae atualizados, histórico de atividades literárias, artísticas ou científicas, trabalhos e obras publicados, documentos pessoais, entre outros). O processo seletivo abrange ainda a admissão de membros correspondentes.

Conhecido como a “Capital Estadual do Rocambole”, o município faz parte da microrregião mineira do Campo das Vertentes, com sede em São João del-Rei. É o berço da Família Resende no Brasil. Há pouco mais de 300 anos (entre 1716 e 1718), o português João de Resende Costa, procedente de Vila do Porto (Ilha de Santa Maria, Açores), foi morar no então território da Capela de Santo Antônio de LagoaDourada, Freguesia de Prados, município de São João del-Rei. Casou-se em 1726 com Helena Maria de Jesus e estabeleceu-se na Fazenda do Engenho Velho dos Cataguazes. 

Os 12 membros fundadores da Academia já selecionados são os seguintes: Luciana das Mercês Santos; Fernanda Andrade Vale Tavares; Daiane Carrieri Rodrigues; Flávia Bruna Santos Costa; Juliana Eler de Mendonça Salles de Araújo; Edilamar Efigênia de Oliveira de Resende; Eliandra Aparecida da Silva Andrade; Géssica Aline Tavares; Elisana Maria de Oliveira Resende; Carina Bruna de Melo; José Henrique Messias e Regina Helena Luis Alves.

As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail [email protected] Mais informações em http://www.lagoadourada.mg.gov.br/noticia/29551

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário