Resende Costa sediou nos dias 29 e 30 de março de 2025 o 11º Torneio Regional de Voleibol, que reuniu 15 equipes dos municípios de Resende Costa, Nazareno, Itutinga, São João del-Rei, Ouro Branco e Lavras. A competição foi disputada em três categorias: Sub-14 Feminino, Sub-17 Feminino e Sub-17 Masculino.
As disputas foram realizadas no Ginásio Monsenhor Nelson, com 24 jogos, sendo 13 no sábado e 11 no domingo, com a participação de 238 atletas: 56 na categoria Sub-14 Feminino, 98 na Sub-17 Feminino e 84 na Sub-17 Masculino.
De acordo com uma das organizadoras, Lucivânia Aparecida, a realização do torneio exigiu esforço e dedicação. “Foi muito trabalho, muita luta e muita dedicação para que tudo acontecesse dentro do esperado. Agradecemos o empenho das equipes e o comprometimento de todos os envolvidos”, afirmou.
Resende Costa foi representada pelas equipes Maralli Synergy, no Sub-14 Feminino, e Pró Vôlei, no Sub-17 Feminino. Apesar de não terem alcançado as finais, as atletas locais tiveram desempenho considerado positivo. “Nossas equipes jogaram com seriedade e representaram bem o município”, avalia Lucivânia.
A organização do torneio contou com apoio da Prefeitura Municipal de Resende Costa, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, além de parcerias com o Sicoob Credivertentes, o comércio local e outros patrocinadores. “Foi fundamental contar com o apoio institucional e com parceiros que acreditam no desenvolvimento do voleibol em nossa cidade”, destacou Lucivânia.
As equipes campeãs foram: Itutinga, no Sub-14 Feminino; Ouro Branco, no Sub-17 Feminino; e, novamente, Itutinga, no Sub-17 Masculino.
Além da movimentação esportiva, o evento teve impacto na economia local. Atletas, treinadores e familiares visitaram pontos turísticos e realizaram compras no comércio. “Tivemos um retorno positivo nesse aspecto, o que reforça a importância de iniciativas como essa para o município”, avaliou a organizadora.
Lucivânia afirmou que a expectativa é a de ampliar o evento nos próximos anos. “Nosso objetivo é trazer mais equipes, firmar novas parcerias e criar ações que fortaleçam o voleibol em Resende Costa, tanto no aspecto esportivo quanto social”, concluiu.