Trilha da Gastronomia vai resgatar tradições do Campo das Vertentes

“É algo inédito para a Trilha dos Inconfidentes receber um recurso para qualificar tanta gente. Serão mais de 600 pessoas.”


Cultura

José Venâncio de Resende0

Queijo Minas Artesanal (foto: Wanderson Nascimento).

O resgate de algumas das tradições gastronômicas mineiras é o objetivo de um evento que acontece este mês de dezembro no Campo das Vertentes, com a realização de oficinas entre os dias 9 e 17 envolvendo 26 municípios. A ideia é potencializar essas riquezas na microrregião, com objetivo de impulsionar os municípios como destinos gastronômicos para turistas de todo o mundo. 

O “Trilha da Gastronomia” vai oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer e se capacitar na produção de cinco produtos: queijos, doces, cachaça, biscoitos e cerveja. Cada município será contemplado com duas oficinas, no total de 52 oficinas, com 4 a 5h de duração, que vão envolver um público de 624 pessoas. Além das oficinas, o evento envolverá outras atividades.

O projeto é realizado pela Trilha dos Inconfidentes, por meio da Lei Aldir Blanc, e deve estimular o desenvolvimento do empreendedorismo na região. O evento vai alavancar o turismo gastronômico no Campo das Vertentes, diz Marcus Januário, gestor da Trilha. “Estamos extremamente felizes com esse aporte que vai entrar para as cidades do circuito. É algo inédito para a Trilha dos Inconfidentes receber um recurso para qualificar tanta gente. Serão mais de 600 pessoas.” Ele acrescenta que será mostrado a essas pessoas “um pouco da nossa história, da gastronomia regional”, a fim de que elas possam empreender mais, por meio dessas capacitações e se possa desenvolver a região como um todo. 

Muitos atrativos

A microrregião tem potencial para usufruir do turismo, uma vez que a gastronomia e as belezas naturais são os principais atrativos para turistas que vêm para a região, afirma Marcus. “É um resgate histórico mesmo da nossa origem gastronômica. O objetivo é proporcionar às pessoas uma valorização dos nossos principais produtos da região e mostrar que, com esses produtos, podemos fomentar a economia, incentivar o empreendedorismo, gerar emprego e renda e deixar a nossa região mais preparada para receber mais turistas.”

Muitas novidades ainda virão para a região, por meio da Trilha dos Inconfidentes que terá como foco, em 2022, o investimento em qualificação, promoção e comercialização dos produtos da região, conclui Marcus. “Vamos colocar realmente a nossa região na vitrine. Esse será nosso diferencial. Estamos profissionalizando cada vez mais o turismo nos 26 municípios associados, buscando o que há de melhor, com recursos para investir mais, e fazer com que o turismo seja essa mola impulsionadora da economia na região.”

Oficinas 

As cinco oficinas oferecidas serão ministradas por produtores tradicionais da região, que são referência em qualidade de seus produtos e que já têm experiência em recepção de turistas em suas propriedades. São eles:

Marciel Morais, produtor de queijo minas artesanal em Prados, que vai ministrar a oficina de queijo minas artesanal; Maria Auxiliadora Abreu, produtora de biscoitos em São Tiago; Gláucia Silva, que produz doces em Alfredo Vasconcelos; Cláudio da Silva, Márcia Ferreira e Rodrigo da Silva, produtores da cachaça Velho Ferreiro, no Bichinho, distrito de Prados; e Mateus Silva, que produz cerveja artesanal em São João del-Rei. 

Cada oficina terá duração de oito horas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer todo o processo de produção na prática, podendo também auxiliar em todo esse processo.

O “Trilha da Gastronomia” foi viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc, no âmbito do estado de Minas Gerais. Tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo / Secretaria Especial da Cultura. 

Mais informações 

Mídias Sociais:
Instagram Trilha dos Inconfidentes: https://instagram.com.br/tonatrilha
Site: http://tonatrilha.tur.br/
Facebook: https://www.facebook.com/trilha.dosinconfidentes

Contatos (Trilha dos Inconfidentes):
Marcus Januário: (32) 98888-8011
Mariana Azevedo : (32) 99973-8011

Coordenação:
Adriano Resende Margotti: (32) 99976-9285

Contato para imprensa:
Wanderson Nascimento: (32) 99976-0688

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário