Sinara Campos, 39 anos, natural de São João del-Rei, foi a vereadora mais votada nas últimas eleições. Ela tem experiência de sobra para exercer o seu mandato, a partir de janeiro de 2025, na Câmara Municipal de sua terra natal. Foi prefeita por dois mandatos em Santa Cruz de Minas (2013-2021), período em que presidiu a AMVER (Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes), o CISVER (Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes), o SAMU e o Consórcio CIGEDAS Vertentes. Também foi secretária da Educação de Tiradentes (2022), secretária-executiva da AMMA – Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (2022) e secretária da Saúde de Barbacena (2023).
A senhora se surpreendeu por ter sido a vereadora mais votada de São João del-Rei? Sim, mas pela receptividade das pessoas existia um sentimento de que teria uma votação expressiva. A última pessoa que teve uma votação tão expressiva foi o Adenor Simões. Isso há 20 anos. Fico honrada e com sentimento de reconhecimento de um trabalho feito em outras cidades e com a expectativa de fazer o mesmo em São João del-Rei.
Como a senhora pretende colocar a sua experiência de prefeita e em outros cargos públicos a serviço de São João del-Rei? O meu compromisso é melhorar a vida das pessoas através da política. Minha experiência não só como prefeita, mas como gestora em outros municípios me dá uma visão diferenciada no legislativo que vai além de fiscalizar. Pretendo fazer um mandato diferente: participativo, prático e transparente.
Que temas a senhora vai priorizar em projetos de lei para São João del-Rei? Dividi minhas prioridades em 10 metas, iniciando com a saúde; depois, fiscalização do DAMAE (Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e proposição justa dos valores. A Zona Azul é algo que precisa ser discutido e revisto. Também investir em projetos que fomentem primeiro emprego e que ajudem a organizar a cidade.
Quais comunidades/entidades a senhora pretende prestigiar em seu mandato? Temos muitas entidades e ONGs (organizações não-governamentais) atuantes em São João del-Rei. Ainda estou conhecendo cada uma delas e seus propósitos para poder auxiliá-las.
A senhora e o Aurélio foram contemporâneos na gestão de seus respectivos municípios. Como a senhora espera que seja a convivência entre vocês, embora em diferentes poderes? Quando fomos prefeitos, tínhamos algumas pautas em comum na região que eram tratadas nas entidades institucionais (CISVER, AMVER e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro Sul - CISRU). Fomos pioneiros no apoio à criação do CIGEDAS Vertentes, que é um grande consórcio que propõe soluções inteligentes para problemas em comum das prefeituras. Nossa convivência sempre foi respeitosa, mesmo nas divergências. Penso que nesse momento temos em comum a vontade de melhorar a cidade com a nossa experiência. E pretendo fazer esse debate com o Executivo, fiscalizando e levando propostas, seja concordando quando for de acordo ou fazendo o debate propositivo quando se fizer necessário.