Violino do compositor/violinista barbacenense Flausino Valle vai ganhar o mundo

Depois de restaurado pelo professor Leonardo Feichas, o instrumento teve sua estreia em evento acadêmico realizado em Pelotas (RS).


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoLeonardo Feichas estreia o violino...

O professor e violinista mineiro Leonardo Feichas estreou, no dia 29 de julho em Pelotas (RS), o violino, restaurado, que pertenceu ao músico barbacenense Flausino Valle, durante a “I Conferência Nacional de Ensino Coletivo e Pedagogia de Cordas Friccionadas Flausino Valle”, que se seguiu ao III Encontro de Cordas Flausino Valle: Performance e Ensino Coletivo, ocorrido na Universidade Federal de Pelotas. Trata-se de um instrumento, de estrutura robusta e som doce, que possui o nome do compositor levemente marcado na madeira.

Em 2017, a família delegou a Leonardo Feichas a responsabilidade por cuidar do instrumento - possivelmente uma réplica do violino alemão Steiner. O violino não era executado em público desde 1954, ano da morte de Flausino Valle, o “Paganini brasileiro”. “Boa parte dos prelúdios que estudo foram compostos com esse violino.” Nestes prelúdios, Valle combinou a linguagem tradicional do violino com outras técnicas para gerar efeitos sonoros como carro de boi, porteira de fazenda e passarinhos.

Segundo o professor e investigador artístico da Universidade Federal do Acre, a estreia do violino “foi tranquila”. No recital-conferência, Feichas apresentou ao público presente seis dos “26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só”, obra mais renomada do compositor barbacenense. Ao mesmo tempo, falou sobre as peças, sobre Flausino Valle e sobre os 13 anos de pesquisa sobre o músico.

À comunicação social da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Feichas explicou que o violino, que esteve parado por 65 anos, ainda apresenta um som um pouco “fechado”, que tende a “abrir” quanto mais for tocado. “Tenho tido uma motivação extra para fazer um belo esforço para me adaptar ao instrumento. A família de Flausino Valle também espera isso de mim. É uma honra.”

Global

A partir de agora, o violino vai se juntar ao arco, que também pertenceu a Flausino Valle, nas turnês que Leonardo Feichas realiza pelo mundo para divulgar a obra do compositor mineiro. Até agora, a obra do violinista barbacenense já passou por sete países (Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Holanda, Portugal, Escócia e Suécia).

Assim, Feichas apresentou-se, em 2015, na International Society of Music Education (ISME), Lima (Peru), e na European Society for The Cognitive Sciences of Music (ESCOM), Manchester (Inglaterra); em 2016, na ISME, Glasgow (Escócia), e no Balance – Unbalance, Universidade de Caldas, Colômbia; em 2017, no Simpósio de Pedagogia do Violino “Starting – Delay”, na Julliard School of Music, Manhattan, Nova York; em 2018, no VIII Encontro Nacional de Investigação em Música (ENIM, Portugal), Dartington International Summer School (Inglaterra), Conferência Balance UnBalance (Holanda) e Congresso Internacional de Musicologia Transatlântica (Portugal); e, em 2019, no VI Symposium on the paradigms of teaching musical instrument in the 21 century (Portugal, Évora).

Atualmente, Feichas cursa doutorado em artes musicais nas Universidades de Campinas (Unicamp) e Nova de Lisboa. “Agora, pesquiso aspectos interpretativos e obras inéditas de Flausino Valle, sob a orientação dos professores Emerson de Biaggi  e David Crammer.”

LINKS RELACIONADOS:

Facebook de Leonardo Feichas - https://www.facebook.com/leonardo.feichas?epa=SEARCH_BOX

Estreia do violino de Flausino Valle será durante conferência nacional na UFPel - http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/07/29/estreia-do-violino-de-flausino-valle-sera-durante-conferencia-nacional-na-ufpel/?fbclid=IwAR1tHLVQRdIZmdu5vjIUAqiqPmf49j9bdfJtGIFATPkC_cyE2ys_Qu_oopI

Obra de violinista que imita sons ambientes mineiros é mais conhecida fora do Brasil - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/obra-de-violinista-que-imita-sons-ambientes-mineiros-e-mais-conhecida-fora-do-brasil/2535

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário