Artistas resende-costenses realizam primeira Mostra Cultural on-line

Vitória Cristina0

Entre os dias 11 e 18 de julho, aconteceu em Resende Costa o primeiro festival de lives, que recebeu o nome de “Mostra Cultural”. O evento reuniu diversos artistas da cidade, entre eles a banda Uai Garotos, Brunna Assis, Weber Vieira, Banda Chá Preto e Carol Brasil. A Mostra aconteceu no Espaço Cultural Gastronômico Mandacá Açaí, com transmissão ao vivo pelo YouTube e teve o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura de Resende Costa (SETAC). 

O músico Anderson Vinni, da banda Uai Garotos e um dos organizadores do evento, disse que os objetivos da Mostra foram promover os artistas locais, fomentar a cultura e divulgar o artesanato da cidade. De acordo com ele, a ideia de criar o evento surgiu a partir da necessidade de movimentar, ainda que de forma remota, o cenário artístico e cultural de Resende Costa, uma vez que no primeiro semestre deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não foi possível realizar a Mostra de Artesanato e Cultura, a Exposição Agropecuária, além de outros eventos tradicionais que atraem grande público à cidade.

As transmissões da primeira Mostra Cultural on-line chegaram a atrair, no total, aproximadamente 10 mil visualizações. “Durante o evento, as lives tiveram uma média de público de 1.200 visualizações por dia”, informa Anderson Vinni. Os organizadores já planejam novas edições do evento. “A ideia é não parar. O nosso objetivo é fazer sempre e impulsionar cada vez mais a cultura na cidade, promovendo e incentivando nossos artistas. Para as próximas edições, vamos abrir mais o campo, dando espaço a novos artistas de todas as áreas culturais, como pintores, escritores, artistas plásticos, contadores de histórias, fotógrafos e artistas de teatro”, diz Vinni.

Anderson Vinni falou sobre a importância dos eventos culturais realizados na cidade e destacou o apoio da população: “Recebemos certo apoio da população e de muitos comerciantes locais. Portanto, é sempre bom ressaltar que é importante a população nos apoiar e participar cada vez mais dos projetos culturais e dos eventos. Essas iniciativas trazem benefícios mútuos, pois, quanto mais o município se destaca culturalmente, mais atrativo ele se torna aos turistas e a potenciais investidores.”

A cantora resende-costense Carol Brasil comentou como foi para ela participar da primeira Mostra Cultural on-line de Resende Costa: “Eu adorei participar do evento, até porque estávamos há muito tempo longe dos palcos. Estava com saudades de fazer um barulho, ainda mais com pessoas aqui da cidade. Foi uma experiência muito gratificante, pois nós, músicos aqui de Resende Costa que trabalhamos em ramos e estilos musicais diferentes, dificilmente conseguimos estar em um mesmo ambiente para tocarmos juntos.” 

Carol Brasil disse que pretende participar de outros eventos on-line e revelou que em breve vai fazer uma live. “Sempre que eu puder, irei participar desses eventos, amo estar no meio do povo. Neste momento, estamos trabalhando para a realização de uma live. Quero fazer uma live mais longa, sem hora para terminar, cantar tudo o que quero e o que o povo pedir também”, disse a cantora.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário