Voltar a todos os posts

As igrejas evangélicas em Resende Costa

16 de Marco de 2017, por Rosalvo Pinto

O Jornal das Lajes se propõe a acompanhar o movimento dos religiosos evangélicos em nossa cidade, uma vez que há uma predominância muito grande sobre o movimento histórico da Igreja Católica. Resende Costa é uma comunidade única, na qual todos os habitantes convivem em harmonia. Com orgulho, não é por nada que somos o município, entre os 853 de Minas Gerais, considerado ter o menor índice de crimes violentos. Se somos assim, uma comunidade unida, por que também não seria de bom alvitre nos unirmos nos movimentos religiosos? Como veremos mais abaixo, a própria Igreja Católica, por decisão do Concílio Vaticano II, se abriu para uma convivência ecumênica: que bonito, a busca da unidade entre todas as igrejas cristãs! (Ecumênica: termo do grego, que significa mundo habitado, terra universal).

Pode-se considerar que a religião Cristã Católica nasceu em Resende Costa em 1749, a partir da construção da “Capela de Nossa Senhora da Penha de França”. Pode-se, também, presumir que este movimento ocorreu por iniciativa do José de Rezende Costa (o pai), provavelmente ajudado pelo padre Carlos Correia de Toledo Melo. Era o vigário da paróquia de São José (atual Tiradentes), mas ele tinha também uma casa no “Arraial da Lage”, ao lado do seu amigo Rezende Costa.

Somente cem anos depois, 1840, o movimento religioso da igrejinha da Senhora da Penha desmembrou-se da paróquia de Santo Antônio de Lagoa Dourada para a criação da paróquia do arraial, tendo como primeiro pároco o neto do inconfidente José de Rezende Costa, o padre Joaquim Carlos de Rezende Alvim.

Curiosamente, mais 100 anos depois, em 1944, vem para a paróquia o padre Nélson Rodrigues Ferreira e pouco depois os movimentos evangélicos, - os “protestantes”, como intitulavam os católicos, - começaram a chegar à região e a Resende Costa. Provenientes de Volta Redonda (RJ), já realizavam cultos em casas particulares da cidade. Os pastores João Manoel Pereira e Joaquim Alves da Silva foram convidados por “um tal de José Barbosa”, como escreveu o padre Nélson Rodrigues Ferreira, no primeiro volume do Livro do Tombo da paróquia.

Em 1948 os católicos se preocupavam com o crescimento do movimento em Resende Costa. O padre Nélson pediu prudência sobre o fato “a várias pessoas ponderadas” e disse que gostaria que se fizesse apenas uma manifestação pública, de fé católica”. Mas os fieis católicos exageraram. Por iniciativa deles acabaram expulsando os recém chegados.  

Um deles, dos mais convictos, se chamava João Batista. Naquela época eu era coroinha da igreja e me lembro de presenciar o padre Nélson discutir com ele, na porta da sacristia. Era conhecido por “João Batista da Estrada”, pois acabou saindo do município e passou a morar à beira da estrada de Resende Costa a São João del-Rei, perto da cidade atual, Coronel Xavier Chaves.  

Nas circunstâncias daqueles tempos, não é justo simplesmente condenar as precauções e o verdadeiro medo do padre Nélson e de seus fiéis. Na sua formação, ele certamente terá sido instruído para tomar tais atitudes. Eram tempos em que as pequenas cidades do interior, pelo menos na nossa região, nem sequer conheciam os evangélicos. E era também, em se tratando da Igreja Católica, tempos de extremo conservadorismo. Tempos depois, o Concílio Vaticano II, convocado pelo Papa João XXIII, propiciou essa abertura da Igreja Católica. Fato que não só se deu para com os evangélicos, mas também para com as outras religiões do mundo.

Em fins da década de 1950, os seguidores da Congregação Cristã já celebravam seus cultos, inicialmente em suas casas. Logo depois, a partir do Ribeirão de Santo Antônio, vieram para o bairro “Tejuco”, (atualmente “Vargem”). Seu templo foi erguido em 1983. Posteriormente, foi construído outro, no povoado “Micaela”. Assim cresce a Congregação, sempre com sua tradicional simplicidade, característica sua, cumprindo e cultivando o seu cristianismo.

Outras denominações religiosas foram chegando aos poucos e hoje pode-se perceber que estão se espalhando por vários bairros da cidade, como se pode ver na lista abaixo.

 

Igrejas evangélicas de Resende Costa:

  1. Igreja Catedral Universal da Fé Cristã (Rua Exp. F. B. Rios, 64)
  1. Igreja Messiânica Mundial do Brasil – IMMB(Praça do Caxias)
  1. Igreja Evangélica Filadélfia (Rua São João del-Rei, 12)
  1. Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Rua Sete, 175)
  1. Comunidade Evangélica de Resende Costa  (Início da rua da “Vargem” – perto da Rodoviária)
  1. Igreja Batista.CON.Shalom  (Idem, início da “Vargem”)
  1. Assembleia de Deus (Rua das Rosas, s/n)
  1. Testemunhas de Jeová (Bairro Bela Vista, Rua Pedro Olímpio, 36)
  1. Igreja Mundial do Poder de Deus  (Rua Dr. Abeilard/Av. Prefeito Ocacyr de Andrade)
  1. Igreja Pentecostal Deus é Amor (Rua Vicente Penido, 36, Bairro Dois de Junho (Boca Júnior)

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário