Voltar a todos os posts

Resende Costa e os salesianos de Dom Bosco

17 de Outubro de 2015, por Rosalvo Pinto

Se todos os meninos que saíram de Resende Costa para os seminários dos salesianos, teríamos muitos sacerdotes resende-costenses. A vinda dos salesianos para São João del-Rei, na década de 1940, atraiu muitos meninos. Entretanto, antes mesmo de ser construído o seminário, alguns da cidade já foram mais longe, para os seminários de Lavrinhas e Lorena (SP). Alguns exemplos: o Joaquim do Quinzinho, que chegou a ser irmão salesiano (entre os salesianos diz-se “irmão coadjutor”), o Zé Aristeu (pai da Lulude e da Bia), o padre Josué, entre outros.

O seminário de São João del-Rei (“Aspirantado”) fazia parte de um projeto dos salesianos no Brasil para, a partir da década de 40, conseguirem chegar ao número de mil seminaristas. Para isso muitos padres salesianos andaram “catando” meninos por muitas cidades do Brasil. Esse projeto foi bastante longe em seu objetivo. Aqui mesmo em Resende Costa tivemos um exemplo: o nosso padre Wander (já falecido, irmão do padre Josué), por onde era designado a trabalhar tornou-se um apóstolo-caçador de vocações. Daqui ele levou para os salesianos o Abel do Quinca, o Dimas do Benedito Teixeira, o Venâncio do Orestes, o Lindomar do Antônio Damasceno,

A bem da verdade, muitos meninos ou moços eram encaminhados pelos pais, não para serem padres, mas apenas para estudar em um bom colégio. Alguns pais, alegando que seus filhos queriam ser padres, conseguiam inclusive a gratuidade nos estudos. Esses meninos, ou não se adaptavam aos rigores do seminário ou acabavam sendo devolvidos aos pais.

Preliminarmente, vale aqui lembrar que não eram somente os salesianos que “pescavam vocações sacerdotais” em Resende Costa. Daqui saíram os padres diocesanos Pedro Pinto, Sílvio Chaves (falecido), José Hugo de Resende Maia, Antônio das Mercês Gomes (falecido) e os três seminaristas filhos do Osório Chaves, o José Silvério Chaves (o Tiná), o Abel Chaves de Mendonça (falecido) e o Aquiles Ratti Chaves (Quilinho)*. Na década de 50 andou pela região, sobretudo em Resende Costa, o padre João Martelo, da congregação dos Camilianos. Ele levou os meninos João Magalhães (hoje ex-padre), o Francisco de Assis Resende (também ex-padre, filho da Sá Cristina), o Tonico do Cartório, o Zito do Zé Henrique e outros. Esses meninos foram para mais longe: Santa Catarina e São Paulo.

Na década de 1950 muitos meninos passaram pelo aspirantado salesiano de São João del-Rei. Um número aproximado de 30 resende-costenses, entre um total aproximado de 240 seminaristas. Passo a citar alguns desses, até aonde chega a minha memória, a começar por mim mesmo, que entrei em 1953:

● Antenor Gomes (irmão do Agenorzinho Gomes);

● Juscelino Resende Pinto e Lauro Resende Pinto (do meu tio, o Sô Alfredo Carcereiro);

● Antônio de Melo (filho do Ademar de Melo, o “Ademar Fon-Fon”);

● Alain Mendes (filho do Sô Francisquinho Mendes);

● Vicente, José e Manuel (Lico), (filhos do Sô Ananias);

● Juvenal (filho do Sô Antônio do Marisco);

● padre David (falecido), o Antônio Bosco e o Ênio (filhos do Sô Lulu Resende);

● Murilo Resende;

● Antônio Sousa Vale (Tonho da Santa);

● José do Rosário (do Sílvio Silva)

● José Lara (falecido), Alcides Lara (“Leda”, falecido) e Paulo Lara (filhos do Sô Alcides Lara);

● Benjamim Reis (filho da Donana do Zé Reis);

● João Bosco Reis (filho do Joãozinho do João Franklin);

● Odilon Resende (filho do Odilon Resende);

● José Antônio (ex-padre), Lauro, Antônio Resende (filhos do Sérgio Alexandre Mendonça);

● Geraldo Resende (filho da Sá Amelina);

● Tarcísio Assis Resende (filho da Sá Cristina);

● Hermínio Soares Resende (sobrinho da professora Judith, do Sô Amantino);**

● José Miguel Salomão (filho do Zé Turco, carpinteiro)**

● Geraldo Melo (Lalado, filho do Sô José Augusto);

● Hamilton Silva (ex-padre) e Geraldo Élson (filhos do Sô Zé Batista do Ciro);

● Francisco Ribeiro da Silva ( ex-padre):

● Padre Diniz da Silva (falecido)

● Padre Ézio de Melo Daher (falecido, filho do João Daher);

● Fábio Ony de Resende e José Victor Resende (filhos do Sô Ramiro e de dona Ninfa);

● Geraldo, Antônio (foi irmão leigo) e José Roman (filhos do Sebastião Nagib);

● Geraldo Délcio Monteiro de Resende;

● Geraldo Maia de Oliveira (Pimpa), João Severino de Oliveira (Poti, falecido) e Nelson Severino de Oliveira) e

● Zito da Lilica.

______________

* Curiosidade: O Osório Chaves de ter colocado em seu filho mais novo o nome do Papa da época do seu nascimento, o Papa Pio XI. O nome civil do Papa era “Ambrogio Damiano Achille Ratti” e o nome do Quilinho ficou sendo “Aquiles Ratti Chaves.

 

** O Hermínio e o José Miguel, por terem belas vozes (o primeiro, tenor e o segundo, soprano), participaram das famosas “operetas” que se exibiam nas festas principais do seminário.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário