Voltar a todos os posts

Resende-costenses empreendedores

18 de Abril de 2009, por Rosalvo Pinto

Adair Rezende e Maria Rezende, sua mãe.

Nas duas, talvez três, primeiras décadas do século passado, parece ter havido um fluxo maior de pessoas mudando-se para Resende Costa do que dela saindo. Além disso, inexistia o fenômeno do êxodo rural ou era apenas incipiente. Gradativamente, com o crescimento da cidade, começa a crescer o fluxo de êxodo rural e, paralelamente, o movimento de saída da cidade. Famílias, sobretudo homens, começam a sair em busca de outras alternativas de vida em centros maiores ou em regiões mais promissoras, ainda em fase de desbravamento. São João del-Rei, por exemplo, e o chamado ‘sertão mineiro’ eram polos de atração. Muitas famílias ou pessoas começaram a sair diretamente da zona rural para outras plagas.

Passados tantos anos, é interessante acompanhar o percurso desses muitos resende-costenses que, por necessidade, ou atraídos por melhores alternativas de vida, foram deixando a cidade. Nesse movimento de emigração era natural que predominassem os membros da família Resende.

O Jornal das Lajes, embora ainda timidamente, tem acompanhado alguns casos desse movimento de resende-costenses que, deixando a cidade, de diversas maneiras se projetaram em seus novos ‘habitat’. Valeria a pena investigar esse aspecto da nossa história. Afinal, os que saíram constituem o prolongamento de nossas famílias e de nossa cultura. E muitos deles se revelaram grandes empreendedores.

Nossos leitores certamente devem estranhar a presença, na folha de rosto do nosso jornal, da publicidade da Santa Cruz Acabamentos, de Belo Horizonte. Essa presença tem uma história antiga e curiosa.

Lá pela década de 30, mudou-se de Resende Costa para Igarapé o Sr. Domingos da Costa Resende, aqui nascido no dia 2 de janeiro de 1894, conforme certidão emitida pelo Cartório da Laurinha. Casou-se com Da. Maria Olívia, da vizinha cidade de Betim. Seus filhos acabaram se mudando para Belo Horizonte. Entre eles, a Sra. Maria Rezende de Souza, cujo filho vim a conhecer 6 anos atrás, em circunstância inesperada. Numa grande loja de Belo Horizonte, eu acabava de comprar cerâmicas de revestimento e piso e negociava com um dos vendedores a entrega do material em Resende Costa. De pé por ali, ouvindo falar o nome da cidade, o proprietário da loja me abordou para dizer, com certa ufania, que seu avô era nascido naquela cidade. A loja: Santa Cruz Acabamentos. O proprietário: o Sr. Adair Martins de Souza Rezende. O resto da história está estampado na folha de rosto deste jornal.

O Sr. Adair é neto do Sr. Domingos. Foi uma descoberta casual e agradável. Mais um descendente de Resende Costa brilhando por esse Brasil afora. Ele me dizia, na época, que tinha muita vontade de conhecer a cidade de seus antepassados, como de fato o fez tempos depois, trazendo consigo sua mãe, hoje com seus quase 80 anos. A ligação com o lugar de nossas raízes nos traz sempre um certo sentimento de orgulho quando vemos nossos descendentes progredindo em outras plagas.

Participando do nosso jornal, o Sr. Adair investe na sua ligação familiar e sentimental com Resende Costa e marca sua presença na terra de seus antepassados, além de tentar captar possíveis interessados em adquirir os artigos de sua empresa. Integrando o grupo dos nossos anunciantes, ele incentiva a continuidade do Jornal das Lajes, que recebe mensalmente em sua casa.

A Santa Cruz Acabamentos, para nossos leitores que não a conhecem, é hoje um dos maiores e mais dinâmicos empreendimentos comerciais de Belo Horizonte na área da construção civil. Trabalha exclusivamente com artigos de acabamento em cerâmica, louças e metais, com produtos que vão do popular aos tipos mais requintados. É um empreendimento que cresce a olhos vistos, gerando hoje 350 empregos diretos numa única e gigantesca loja. Os resende-costenses que por lá passam não deixam de admirar o empreendedorismo de um ‘Costa Resende’, sem dúvida, um legítimo ‘lagartixa’ que décadas atrás deixou nossas lajes em busca de outras paragens.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário