Voltar a todos os posts

O espaço do artesanato

16 de Junho de 2017, por Cláudio Ruas

Outro dia tivemos nossa Mostra de Artesanato e Cultura de Resende Costa, que esse ano completou sua quinta edição. Evento importantíssimo para a cidade, não só no aspecto cultural e histórico, mas econômico e social, já que envolve parte considerável da população e das nossas vidas, direta ou indiretamente. Daí a importância da valorização desse bem imaterial precioso, o que corre de diversas formas, sobretudo através da realização de um festival.

Com apoio da Prefeitura Municipal e organização da Asseturc (Associação Empresarial e Turística de Resende Costa), a festa ocorreu na “Rua do Artesanato” e contou com diversas atrações e bom público. Além dos shows musicais - como o do sempre ótimo Pereira da Viola - a mostra ainda teve exposições e oficinas, inclusive de gastronomia, da qual tive o privilégio de ministrar uma delas, juntamente com minha esposa (Casal Gastrô-MG).

Além da boa iniciativa de criação do personagem “Tixa” - a lagartixa que simboliza o povo da cidade que vive numa pedra - uma atração das mais interessantes foi, sem dúvida, a presença do “Bloco do Fugão”. Ao som de uma fanfarra, o aclamado fogão de lenha sobre rodas desfilou na rua e estacionou junto à mostra. E por lá ficou enriquecendo a festa, não só com sua animação e tremenda originalidade cultural, mas também com suas iguarias preparadas na hora pelo “chef Budinha”. Como o tradicional e delicioso tira-gosto resendecostense: “lingüiça com angu”.

Foi muito bom ver o fogão de lenha desfilando – e cozinhando – fora do carnaval. É uma atração muito interessante para ser vista só uma vez ao ano. Caiu como uma luva na mostra de cultura e acredito que poderia funcionar em várias outras ocasiões ao longo do ano.

E assim como o fogão de lenha, nossa cidade ainda possui outras tradições culturais interessantíssimas, que também poderiam fazer parte da mostra ou, até mesmo, ganhar um evento próprio. Caso dos carros de boi e dos fuscas, por exemplo. Os desfiles de carros de boi já existem, espalhados pelas festas de roças, mas mereciam mais vitrine, incentivo, e até mesmo uma festa própria anual. Uma festa do carreiro, que certamente atrairia muita gente de longe para participar e prestigiar. Da mesma forma um encontro de fuscas, haja vista a quantidade deles por aqui. Aliás, já tenho ouvido movimentação por parte de alguns “fuscólatras” para organizar o encontro. Tomara que dê certo.

A nossa Mostra de Artesanato e Cultura ainda é jovem, precisa de mais apoio e envolvimento dos cidadãos. Estamos no caminho certo, mas ainda há espaço a preencher com mais atrações, oficinas, exposições e acolhimento ao turista. É o turista quem precisa conhecer melhor nosso produto e nossa cidade, portanto, deve ser tratado com o maior cuidado possível. Desde uma eficaz divulgação que o faça tomar ciência do evento, até sua recepção e acolhimento, com informações sobre a programação e a cidade, boa gastronomia e atrações variadas que façam com que ele queira ficar na cidade ao longo de todo final de semana. E, se ficar, vai gostar. Resende Costa é um lugar bacana demais.

Nossa cidade precisa aprender a fisgar os grandes peixes que vem até aqui, mas vão embora no mesmo dia rio abaixo. E acredito que daríamos um enorme passo nesse sentido criando um “espaço do artesanato”. Se possível com aquisição pelo poder público da mesma área onde ocorre a mostra, até mesmo através de eventual parceria público-privada. É um ponto estratégico, necessário para a cidade, mas, ao mesmo tempo, particular e ocioso.

Construindo-se um espaço de estrutura simples, mas definitiva, para receber a mostra e outras atividades ligadas ao artesanato, à cultura e ao turismo. Evitando gastos altos e periódicos com aluguel do terreno, tendas, banheiros, etc. Poderia abrigar também um posto de informações turísticas, importantíssimo para a cidade, e até mesmo um pequeno museu do artesanato. Funcionando pelo menos aos finais de semana e feriados, com um ambiente agradável para o turista e para a própria população usufruir. Investimento de retorno garantido.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário