Voltar a todos os posts

Contrarregra? Ou contra-regra? Antissemita? Ou anti-semita?

11 de Junho de 2008, por João Magalhães

Hoje, se você escrever contrarregra, você erra. O mesmo se dará, se você grafar antissemita. No Brasil, em janeiro de 2009 – caso Lula tenha assinado – será o contrário. O certo será: contrarregra, antissemita, etc.

Professor de Português até aposentar-me, acompanhei com muito interesse as tentativas de reformas ortográficas de Nossa Língua. Longas tratativas, discussões filigrânicas, muitas oposições, exibicionismos eruditos, saudosismos e até defesa de mercado! Cheguei a ouvir de um colega: Não estou de acordo! Se facilitar muito, não se necessitará de nós para ensinar! Perdemos o emprego!!!

O acordo foi homologado por todas as nações lusófonas – e a Terra-Mãe (ou será sem hífen?):Portugal foi a que mais se opôs. Lá, o acordo tem 6 anos de carência para vigorar. Analisando as mudanças, lembrei-me da conhecida fábula: O Parto da Montanha A montanha entrou em trabalho de parto. As violentas contrações estremeciam toda a região e os urros apavoravam os habitantes. Lavas sangrentas escorrendo pelas encostas. O mundo parecia acabar-se e todo mundo esperando o fenomenal nascituro... Depois, tudo serenou. O povo receoso, cuidadosamente se dirigiu ao local, curioso para ver o monstro mastodôntico, dado à luz. Ah! Lá estava, no sopé, um mirrado ratinho, sujinho, macilento, olhinhos semi-abertos (Ou será sem hífen?!).

Acho este acordo, pífio, insuficiente, pouco contributivo. Por que não se fez uma reforma mais radical? Apresento resumidamente o que mudou.

Quanto ao uso do hífen: a) Não se usará mais hífen quando o segundo termo começar com R ou S : Agora: Semi-racional ; Semirracional em 2009 – agora: Semi-social ; Semissocial em 2009. b) Não se usará, quando o segundo elemento começar com vogal diferente: Agora: Semi-eixo : Semieixo em 2009 – agora: Auto-escola ; Autoestrada em 2009.

Só isso? A coroa de espinhos do professor de Português é ensinar o uso do hífen. O bendito hífen que eliminou tanta gente de concursos e vestibulares!... As regra são de uma complexidade que arrebentam até as boas memórias. Por que se escreve e continuará escrevendo Suboficial e Sub-reptício ?. É arriscadíssimo escrever alguns compostos sem consultar o dicionário... Por que não radicalizar? Ou tudo sem hífen, ou tudo com hífen. (E estes porquês , juntos, separados, acentuados, não acentuados?...).

Quanto aos acentos. Aboliram o circunflexo das formas Creem , Leem . Reveem , Enjoo , Voo . Por que não aboliram: Tem (ele) – Têm (eles) Vem (ele) – Vêm (eles), etc.? Aboliram as formas em éia e óia : agora: Tipóia , depois: Tipoia ; agora: Boléia , depois: Boleia . Só atrapalhou. O pobre coitado que nunca viu nem ouviu a palavra Boleia , como vai pronunciá-la?

E o trema? Acho que devia mantê-lo. O aluno aprende fácil o uso. Ajudava o desconhecedor do vocábulo. Como pronuncio? Exangue (como aguentar )? Ou Exangue (como guerra ?) Em 2009, você deverá escrever: Sequestro , Tranquilo etc... Repito, só isso? Por que Extensão continuará com x e Estender com s ?

Tanto temporal, tanta tratativa, tanto tempo (olha a aliteração!) gastos (Portugal chegou a transformar o assunto em questão política, dizendo que a reforma favoreceu interesses brasileiros...) para uma reformeca desta?! Foi o parto da montanha! É o que penso. E você?

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário