Voltar a todos os posts

O que são taninos?

16 de Fevereiro de 2022, por Amana Castelo Branco

Foto Mariana Castelo Branco

Já teve a sensação da boca travar após tomar um gole de vinho? Ou ao comer uma banana ou um caqui que não estão totalmente maduros? Isso ocorre por conta do tanino, um polifenol, substância orgânica que combina várias ligações de hidrogênio e oxigênio. Tal composto é o agente causador da adstringência de muitos frutos e vegetais, devido à precipitação de glucoproteínas salivares, o que ocasiona a perda do poder lubrificante, ou seja, deixa a nossa boca seca.

Aproveito a oportunidade para recomendar que, quando estiver degustando seu vinho, lembre-se de beber água também. Ajuda a diminuir a sensação de secura e seu corpo agradecerá no dia seguinte.

Voltando para os taninos, nas uvas eles se encontram na casca, semente e caule. Estão mais presentes nas cepas tintas do que nas brancas, e cada variedade tem sua quantidade particular. Algumas uvas, como Tannat e Malbec, são mais ricas em taninos do que outras, como Pinot Noir e Grenache.

Pode ser que você já tenha ouvido falar sobre ele em comentários do tipo: “vinho com taninos maduros”, “taninos equilibrados”, “vinho com taninos presentes”.

Os taninos assumem a responsabilidade, junto a outros fatores, de dar complexidade à bebida, ou seja, promover estrutura e corpo a ela. Ajudam a termos a sensação de preenchimento na boca. Outra serventia importante dos taninos está no processo de envelhecimento dos vinhos, em que atuam como um protetor natural, aumentando seu potencial de envelhecimento.

Vinhos que passam pelo processo de amadurecimento em barris de carvalho tendem a ter seus taninos suavizados com o tempo, isso porque a porosidade da madeira ajuda na oxigenação lenta e gradual do líquido, conferindo à bebida uma textura mais aveludada e suave.

E qual o melhor jeito de harmonizar? Minha dica são pratos mais gordurosos, como risotos, arroz com suã, massas, carnes com maior teor de gordura, canjiquinha com costelinha etc. O tanino ajudará a limpar o paladar e você terá o prazer renovado na próxima garfada.

E aí, deu para entender agora o que são os taninos? Você gosta de senti-los nos vinhos?

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário