Voltar a todos os posts

Já provou algum vinho meio seco?

20 de Abril de 2022, por Amana Castelo Branco

Foto - Mariana Castelo Branco

Os vinhos possuem diversas classificações que servem para caracterizar a bebida, seja pela cor, idade, método de elaboração e também pelo açúcar. E é dentro dessa última que tenho algumas considerações importantes a dividir com vocês!

Existem vinhos suaves, doces, meio secos e secos. O mercado de meio secos tem crescido em vários países e também tem feito sucesso no paladar do brasileiro, mesmo que ainda faça com que algumas pessoas torçam o nariz.

Penso que isso acontece pela má fama que eles possuíam no passado. De fato, muitos não eram de tão boa qualidade, o que causou essa má impressão aos apreciadores da bebida. 

Precisamos conversar a respeito e entender certos pontos. Vamos quebrar esse mito?

Os meio secos possuem uma quantidade média de açúcar. Gostaria de deixar claro que estou falando daqueles que foram elaborados com uvas finas, as vitis viníferas, também conhecidas como uvas europeias: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, e lá se vão mais de seis mil tipos. Esse açúcar pode ser natural ou adicionado ao final da elaboração. Também pode ser obtido por uma supermaturação da uva, quando ela é colhida tardiamente, fazendo com que a concentração de açúcar na fruta aumente.

Uma outra maneira de se obter essa graduação média de açúcar é durante o processo de elaboração. O enólogo interrompe a fermentação alcoólica antes que a totalidade dos açúcares da uva tenha se transformado em álcool.

Geralmente os vinhos meio secos são macios no paladar, redondos e não causam a sensação de adstringência, aquele tal “amarra” a boca, como a banana verde, ou quando esquecemos o saquinho de chá dentro da xícara, porque fomos fazer outra coisa, e quando voltamos para beber, trava a boca, sabe? Isso é causado pelos taninos, sendo que o açúcar ajuda a amenizar essa sensação.

Pode ser um caminho para quem está começando a gostar de vinhos, harmonizar com comidas em que o sal é mais presente, não por ter errado na medida, mas como pratos que tenham gorgonzola, tábuas de frios, molhos de alcaparra e por aí vai.

Também pode ser o seu tipo de vinho, pois não existe um tipo de vinho melhor que outro. Há o vinho do qual você gosta e o vinho do qual você não gosta.

Eu gosto demais quando quero que o vinho seja uma espécie de abraço, sem muitas informações, só maciez mesmo, e obrigada!

E você? Curte vinhos meio secos?

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário