ACB-Viseu quer incluir imigrantes brasileiros em projeto municipal de políticas públicas

Viseu é sede de distrito do qual fazem parte municípios como Lamego e Resende.


Especiais

José Venâncio de Resende0

Rua Direita, no centro histórico de Viseu.

A Associação Casa do Brasil de Viseu (ACB), em parceria com a Câmara Municipal, está convidando imigrantes brasileiros a participarem de um diagnóstico (perfil), a ser incluído no projeto Viseu INtegra - Plano Municipal para a Integração de Migrantes do Município de Viseu (PMIM Viseu). O questionário deve ser respondido o mais breve possível, para cumprir o cronograma de implementação do programa, diz Maria Elisa Fraga, presidente da ACB-Viseu.

Em janeiro, a Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social do Município convidou Maria Elisa para participar de reunião destinada a discutir o projeto de integração dos imigrantes locais, financiado pelo alto comissariado para as migrações (ACM) da União Europeia. Daí a solicitação de preencher o formulário (ver link abaixo), “visando à análise em diagnóstico e à caracterização da população imigrante em Viseu, dentre estes, nós brasileiros, para que possamos estar incluídos dentro das políticas públicas do nosso Município”. Ela assegura o caráter de total confidencialidade e sigilo das informações.

A advogada Maria Elisa Fraga assumiu, em dezembro passado, a presidência da ACB-Viseu. Por conta da pandemia, ela optou por centrar os serviços da Associação na orientação jurídica e psicológica apenas via whatsapp. Diante da situação social, decidiu ainda iniciar uma campanha para angariar alimentos e roupas para os imigrantes em situação de necessidade extrema. Além do desemprego existente, dispensas continuam ocorrendo no mercado de trabalho. Centros de oferta de emprego como os da Câmara Municipal e da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) estão praticamente paralisados. 

A ACB-Viseu, fundada em 8 de outubro de 2019, tem por objetivo promover o acolhimento do imigrante brasileiro, disponibilizando informações e serviços que contribuam para sua melhor qualidade de vida, sua valorização, dignidade e integração na comunidade portuguesa, resume Maria Elisa. A sede da associação fica no centro histórico de Viseu (Rua Escura, 14, travessa da Rua Direita), que voltará a receber as pessoas tão logo a situação seja normalizada. 

Viseu, na província da Beira Alta, é um dos principais municípios da região centro de Portugal, com cerca de 99 mil habitantes. É também sede de distrito da região centro-norte que reúne mais de 20 municípios, entre eles Lamego, Resende, Cinfães, Carregal do Sal, Mangualde e Castro Daire.

LINK: 

Viseu INtegra - Inquérito por Questionário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNg3Rm7X5vx2N09Mvjuz2xQl5pOrFZ45rzymY0FJkHvKUZug/viewform?fbclid=IwAR3jFMzG6XU77zgx4bO7cjZ8U2ZrPl2EVG34SuQqhYH1om78C4IPVuwmWaI

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário