Albergue Santo Antônio, em SJDR, completa 106 anos e recebe sistema de energia solar


Especiais

José Venâncio de Resende0

Paineis de energia solar do Albergue Santo Antônio (foto: Solarmig).

O Albergue Santo Antonio (ASA), lar de pessoas idosas em São João del-Rei, completa 106 anos no dia 2 de setembro, e acaba de receber um presente antecipado. Trata-se de um sistema de energia solar fotovoltaico com 60 placas ou paineis (total de 19,5 KWp) que vai reduzir 50% na média mensal de consumo (ou R$ 2.500,00 a menos na conta todo mês).

O projeto elétrico, a homologação na Cemig e a instalação foram doados pela JRL-Solarmig, diz Priscilla Azevedo, engenheira de energia e responsável técnica da empresa. O material a preço de custo e o pessoal que instalou as placas no telhado foram pagos pelo Albergue.

É mais uma fonte importante de economia, diz Irmã Nair Cristina da Rocha, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência que dirige a instituição desde 1927. “Economizamos onde podemos. Já fizemos campanhas para a doação de lâmpadas led e para aquecimento solar de água na cozinha e no refeitório. Agora, entramos com a energia solar fotovoltaica.”

Aniversário

O ASA foi fundado em 1912 por Frei Cândido para ser uma instituição de longa permanência. A programação das comemorações do aniversário prevê a realização de missa solene, leilão de gado doado pela comunidade e almoço beneficente, conta Irmã Nair Cristina da Rocha, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência que dirige a instituição desde 1927.

Atualmente, o Albergue abriga 62 pessoas  idosas, basicamente de São João del-Rei, diz Irmã Cristina. “Já tivemos até 140 idosos, mas surgiram outros asilos na região e então nos concentramos em São João del-Rei.” Além disso, existe uma lista de oito idosos em processo de recebimento.

O Albergue tem 57 funcionários, entre cuidadores, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, cozinheiros e ajudantes e serviços gerais.

Para cobrir as despesas com folha de pagamento, alimentação, roupa e material de limpeza, a instituição conta com a contribuição dos próprios idosos e suas famílias, jantar dançante, bingos, rifas, leilões, doações e apoio da prefeitura municipal. “Todo mês, fazemos um bazar de roupas, móveis, eletrodomésticos etc. que são doados e não utilizados no Albergue”, conta Irmã Cristina.

Paineis na região

A Solarmig já instalou, este ano, mais de 35 sistemas de energia solar fotovoltaica (em torno de 500 paineis) na região, compreendendo os municípios de São João del Rei, Barbacena, Carandaí, Santa Cruz de Minas e Ritápolis, de acordo com Priscilla Azevedo. “Mais 10 sistemas estão em fase de aprovação e instalação.”

A meta da empresa é encerrar o ano com cerca de 90 de instalações, equivalentes a 900 painéis.

LINKS RELACIONADOS:

Albergue Santo Antônio - https://www.facebook.com/albergueantonio

Albergue Santo Antônio a “Casa dos Idosos” de São João del-Rei - http://www.patriamineira.com.br/imagens/img_noticias/144719060411_Albergue_Santo_Antonio_-_A_casa_dos_idosos_em_Sao_Joao_del-Rei_-_MG.pdf

Energia solar fotovoltaica avança na região dos Campos das Vertentes - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/energia-solar-fotovoltaica-avanca-na-regiao-dos-campos-das-vertentes/2405

 

 

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário