Após duas décadas, Resende Costa volta a contar com transporte coletivo urbano

Inicialmente serão nove viagens diárias, tarifas custam R$3,00


Vanuza Resende


Passageiros embarcam no ônibus coletivo no ponto na praça do Rosário (Foto André Eustáquio)

Já constou em promessas de alguns candidatos a prefeito, já foi citado por candidatos a vereador e em muitas oportunidades foi pedido de moradores da cidade. Estamos falando do transporte coletivo urbano em Resende Costa. A ideia que fora implantada na cidade durante gestão do prefeito José Rosário Silva (1997–2000), sem sucesso na época, voltou cerca de duas décadas depois. No último dia 02 de março, começou a circular pelas ruas dos bairros e do centro de Resende Costa o ônibus coletivo urbano. De segunda a segunda, os moradores contarão com o serviço. Inicialmente, serão nove viagens, com pontos de partida no Asfalto e no Tijuco.

Os trajetos serão realizados por ônibus ou micro-ônibus e será cobrada uma tarifa individual de R$3,00. Estarão isentas do pagamento pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida; pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; crianças menores, com idade até 6 anos, sempre acompanhadas dos pais ou responsáveis. A empresa responsável pela prestação do serviço é a Resende Turismo, que foi selecionada através de licitação. O proprietário da empresa, Adilson Avelino de Resende, falou ao JL sobre o contrato. “Pelo contrato, a empresa tem direito a 10 anos de concessão, podendo renovar por mais cinco anos. É uma coisa nova na cidade, né? Vamos aguardar para ver se vai dar certo. Se vai ter demanda suficiente”, diz o empresário.     

O prefeito municipal Aurélio Suenes de Resende comentou sobre o Projeto de Lei nº 4.362 que implantou novamente em Resende Costa o transporte coletivo urbano: “A intenção de colocar esse projeto em prática é para atender pedido de moradores que residem em bairros mais distantes. Sabemos que no passado, há mais de 20 anos, tivemos esse projeto e não funcionou.  Esperamos uma adesão da população e torcemos para que dê certo”, diz.

Os itinerários preveem a passagem do ônibus por todos os bairros da cidade, variando de acordo com o horário. Durante as primeiras semanas, tanto os itinerários quanto os horários do ônibus funcionarão em caráter experimental. “Os trajetos e horários poderão ser alterados, em conjunto com a empresa responsável e de acordo com a demanda, buscando atender a população da melhor maneira possível”, informou em nota a prefeitura.

Aurélio comentou também sobre os valores das passagens: “A intenção da prefeitura é subsidiar parte da passagem. O plano era de o Executivo arcar com 1/3 da passagem e a população com as duas partes restantes. Neste ano, não foi possível fazer esse subsídio, devido a questões eleitorais. Caso a gente consiga permanecer nesse ano, essa ajuda da prefeitura é uma coisa a ser pensada para os próximos gestores”.

Sobre a infraestrutura dos pontos de ônibus, Aurélio diz que não há previsão para construção de guaritas, mas, caso elas sejam construídas, serão nas vias principais que cruzam os bairros e o centro da cidade. Inicialmente, também não haverá placas indicando as paradas do ônibus. “ Não fica barato a instalação de placas, o custo fica em torno de quinze mil reais. Por isso, vamos colocar adesivos nos postes com os horários. Até porque a intalação de placas é um investimento alto e os horários e trajetos podem vir a mudar”, esclarece o prefeito.

 

Aprovação dos moradores 

O projeto foi aprovado e elogiado em postagens nas redes sociais. Uma moradora escreveu: “Glória a Deus acabou o sofrimento desse povo cheio de bolsa, carregando criança no colo, uma distância sem fim. A única cidade que não tinha ônibus era aqui. Estranhei muito quando cheguei do Rio de Janeiro para morar aqui, subir esses morros não é fácil, muito desgaste para as pessoas cansadas do trabalho e ainda voltar a pé”, postou uma possível usuária. Outro cidadão destacou a importância do transporte em uma cidade turística: “ Parabéns! Tenho certeza que essa iniciativa irá beneficiar não só trabalhadores, mas também pessoas de idade a se locomoverem pela cidade. Com isso a cidade ganha mais visibilidade, pois os turistas têm mais uma opção de poder conhecer a cidade como um todo e não somente os artesanatos na entrada”, opinou.

Josiane Oliveira é moradora do bairro São José e trabalha numa loja de artesanato na Avenida Alfredo Penido, entrada da cidade. Para ela o transporte será útil em alguns dias, mas é inviável usá-lo diariamente. “Eu gosto muito de caminhar, mas acho muito útil (o transporte coletivo). Estive olhando o horário e vi que o ônibus vai passar lá no asfalto às 18h00, o que é ótimo. A maioria das pessoas sai do emprego nesse horário e com esse tempo de chuva vai ajudar muita gente. Mas para quem recebe cerca de um salário mínimo fica complicado usar o transporte para ida e volta todos os dias. No final do mês, o valor fica alto. Mas, esporadicamente, vai ser útil”, declara Josiane.

 

Transporte coletivo rural 

De segunda a sexta-feira, moradores da zona rural do município de Resende Costa contam com transporte para a cidade. O serviço existe há vários anos, mas recentemente passou por mudanças estruturais, como regularização das linhas e contratação de nova empresa de ônibus responsável pelo transporte dos passageiros. A Resende Turismo, sediada em Resende Costa, venceu o processo licitatório e é a nova responsável pelas linhas de transporte coletivo rural no município.

O proprietário da empresa, Adilson Resende, falou sobre o serviço que a Resende Turismo já está prestando: “Essas linhas já são mais antigas, mas agora passam a contar com nova empresa. Sabemos da importância do transporte da zona rural até o centro urbano. Assim como nos transportes da zona urbana, será um veículo responsável pelas viagens. Mas, claro, se houver algum problema mecânico com o ônibus, a gente fará a substituição”, afirma Adilson.

 

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