Athletic Club disputará o Módulo II do Campeonato Mineiro 19


Esporte

Vanuza Resende0

Athletic disputará o Módulo II do Campeonato Mineiro 2019

O Athletic Club esperou quase meio século para voltar ao futebol profissional, mas foi uma volta triunfal. Treze clubes disputaram duas vagas para o Módulo II do Campeonato Mineiro, entre eles o Esquadrão de Aço de São João del-Rei, que conquistou o acesso.

Se houve comemoração no anúncio da participação de um clube são-joanense na Segunda Divisão do Mineiro, a festa foi garantida quando o clube voltou de São Gonçalo do Rio Abaixo com a vaga garantida no Módulo II do Campeonato. Teve choro de emoção, comemoração em campo que se estendeu pelas redes sociais e desfile de um clube vitorioso no caminhão do Corpo de Bombeiros pelas ruas de São Joao del-Rei.

 

Uma campanha sólida

Em 2018, a Segunda Divisão teve novo formato de disputa. Os 13 times participantes jogaram em turno único, com semifinais e finais em jogos de ida e volta. Assim como nas últimas edições, a competição foi disputada na categoria Sub-23, podendo cada clube inscrever até cinco atletas com idade acima de 23 anos.

 O campeonato começou no dia 5 de agosto e terminou no dia 28 de outubro. Participaram do campeonato: Araxá, Athletic, Bétis, Boston, Coimbra, Minas, Montes Claros, Passos, Ponte Nova, Pouso Alegre, Sociedade Esportiva Patrocinense, União Luziense e Valeriodoce.

O Athletic terminou a primeira fase com 26 pontos, em terceiro lugar. Foram oito vitórias, dois empates e apenas duas derrotas, a última delas no início de setembro. Na semifinal, o encontro foi com o clube Valeriodoce. A primeira partida terminou em 0x0; a segunda, fora de casa, o Athletic venceu por 2x1. Na final, o adversário foi o Coimbra, que terminou o campeonato em primeiro lugar, com 29 pontos. No primeiro jogo em casa, tudo igual, 0x0. Já no Independência, em Belo Horizonte, palco do confronto final, o Coimbra levou a melhor nos pênaltis. O Athletic empatou já nos acréscimos e o 1x1 levou a disputa para as penalidades máximas: 4 para o time de Betim e 2 para o time são-joanense, vice-campeão do Campeonato Mineiro Segunda Divisão.

 

 Preparação

O técnico do Athletic, Cícero Júnior, falou sobre a preparação da equipe para a disputa do campeonato. “Foram quatro meses com uma preparação muito boa.  Principalmente pela execução do projeto, tudo que foi combinado com os atletas foi feito. Mesmo com uma estrutura simples, tentamos sempre dar o melhor, como alimentação e moradia de boa qualidade. E os atletas abraçaram o projeto, eu acho que isso foi o maior segredo do sucesso para a nossa ascensão.”

 

Próximo passo

 O calendário do Módulo II do Campeonato Mineiro foi divulgado no dia 30 de outubro pela Federação Mineira de Futebol (FMF). A bola rola pela primeira vez no dia 9 de fevereiro e a grande final está prevista para o dia 11 de maio. Para facilitar o deslocamento, as rodadas acontecerão nos fins de semana. Serão 11 equipes na disputa por duas vagas de acesso ao principal campeonato do Estado: Athletic, América TO, CAP Uberlândia, Coimbra, Tricordiano, Democrata SL, Democrata GV, Betinense, Ipatinga, Nacional de Muriaé, Uberlândia e Uberaba.

 O campeonato será disputado em turno único, no sistema de todos contra todos. Os quatro melhores colocados na primeira fase avançam para as semifinais e os dois piores caem para a Segundona de 2020. As semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de dois empates ou vitória e derrota pela mesma margem de gols, a equipe mais bem colocada na fase preliminar avança para a decisão e, consequentemente, conquista o acesso. Na final, também jogada em duas partidas, o mesmo critério se aplica para definir o campeão em caso de igualdade.

De acordo com Cícero Júnior, a preparação do Athletic para a competição já começou. “Para o módulo II, já estamos começando a pensar nas contratações de atletas. Provavelmente nós os apresentaremos no início de janeiro, quarenta dias antes do início do campeonato, para a gente já chegar forte e tentar fazer uma boa campanha também no Módulo II”, planeja o técnico.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário