Avanço da vacinação e melhoras nos indicadores

Variante delta é a nova preocupação


Saúde

Vanuza Resende0

Com o avanço da campanha de imunização contra a Covid-19, os números indicam melhoras na situação da pandemia, mas as recomendações são para que as medidas de segurança continuem. “Vivemos um cenário bem mais favorável do de meses atrás, mas não podemos afrouxar, pois o vírus ainda está em circulação”, alerta o secretário municipal de Saúde, José Luiz Resende. Ele destaca a importância do trabalho realizado em conjunto com outros órgãos na cidade no enfrentamento da pandemia. “A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde não estão medindo esforços nessa batalha contra a Covid-19. Mantemos nossas ações de combate na mesma proporção, sempre em consonância com o plano Minas Consciente. O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reúne semanalmente para a avaliação das ações e também a fim de traçar novas estratégias. Gostaria de agradecer o apoio incondicional das polícias Militar e Civil nessa luta”.

Os dois primeiros casos de infecção pela variante delta da Covid-19 na região do Campo das Vertentes foram confirmados no município de São João del-Rei, no dia 27 de agosto. Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que duas pessoas, de sexo e de idades não informados, tiveram os sintomas no início de agosto. A secretaria investiga se já existe transmissão comunitária no município. Ou seja, quando já não é mais possível identificar a origem do vírus e onde a pessoa foi infectada.

A enfermeira do setor de epidemiologia de São João del-Rei, Eliene Freitas, disse, em entrevista à Rádio Emboabas 92,7, que os dois pacientes apresentaram os sintomas no início do mês de agosto e tiveram contato entre si. “Eles têm contato entre si, embora não sejam da mesma família. São pessoas que, graças a Deus, evoluíram bem e estão de alta. Inclusive, já retornaram para suas atividades de trabalho. Um deles tem histórico de viagem a Belo Horizonte e outro não possui nenhum histórico de viagens, o que já é um forte indício de transmissão comunitária”. Ambos já haviam recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19, que garantem o fechamento do ciclo de imunização.

A preocupação com a variante delta se sustenta, uma vez que estudos recentes vêm apontando que essa nova versão do coronavírus é muito mais transmissível e tem maior probabilidade de invadir o sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo. Ela, inclusive, pode ser tão contagiosa quanto a catapora. Estudos também mostraram que a quantidade de vírus em uma pessoa infectada com a variante delta é mil vezes maior do que a observada em pessoas infectadas com a versão original do coronavírus.

Especialistas confirmam que pessoas vacinadas e infectadas pela variante delta carregam tanto vírus no nariz e na garganta quanto as não vacinadas, podendo espalhá-lo com a mesma rapidez, no entanto com menos frequência. Os dois pacientes confirmados em São João del-Rei já estavam com esquema vacinal completo, o que colaborou para que os sintomas não fossem graves. A Pfizer afirmou que o imunizante possui eficácia reduzida contra variante. Já a AstraZeneca se mostrou 92% eficaz contra hospitalização pela nova cepa. O Butantan iniciou recentemente um estudo para medir a eficácia da CoronaVac, mas dados iniciais do fabricante indicam que a vacina consegue atuar contra a mutação. A Janssen anunciou que a vacina protege contra a variante por até oito meses.

 

Sintomas

Os principais sinais da variante delta são febre, dores de cabeça, coriza e dor de garganta. Pacientes infectados pela nova cepa apresentam menor ocorrência de tosse e perda de paladar e olfato, o que pode levar os sintomas a se confundirem com um resfriado comum. Por isso, é muito importante que as pessoas procurem as unidades de saúde no caso de sintomas da doença. Além de continuar com as medidas de prevenção, como uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário