Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal


Cultura

José Venâncio de Resende0

Criptojudaísmo de Belmonte foi um dos projetos vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular Edição 2020, projeto português patrocinado pela Presidência da República, RTP e Café Sical. Belmonte, terra natal do descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral, é uma vila portuguesa, localizada na Beira Baixa, próximo à Serra da Estrela.

O evento final foi no último sábado (05/08), na cidade de Bragança, e os outros vencedores foram Bailinho da Madeira (Calheta), Colete Encarnado (Vila Franca de Xira), Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios (Lamego), Os Santeiros de São Mamede do Coronado (Trofa), Romaria de S. Bartolomeu (Ponte da Barca) e Romaria de São João D´Arga (Caminha). Foram escolhidos entre 14 pré-finalistas (https://7maravilhas.pt/finalistas/ ).

Desde 2007 que as “7 Maravilhas” divulgam e comunicam os valores de uma “Identidade Nacional forte” (causas nacionais reconhecidas). A população participa ativamente do concurso, votando em projetos de todo o país classificados nas categorias Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes, Procissões e Romarias e Artefactos.

“Terra de tolerância”

O projeto Criptojudaísmo de Belmonte participou na categoria Rituais e Costumes. Belmonte é considerada a “terra de tolerância e diferentes credos! Após o édito de expulsão de D. Manuel e o estabelecimento da Inquisição, na Vila continuou a viver uma comunidade judaica em segredo até à sua ´descoberta´ no início do século XX, mas em total conivência com a restante população” (https://7maravilhas.pt/portfolio/criptojudaismo-de-belmonte/ ).

Foram mais de 500 anos em contato com o catolicismo. “Estes Filhos de Israel isolados de restantes comunidades e em segredo mantiveram os costumes principais do Judaísmo até ao presente, subsistindo numa comunidade fechada, havendo muitos casamentos entre eles, na qual as mulheres se encarregaram da preservação, manutenção e passagem das tradições, sem sinagoga, com recurso a poucos livros e objetos sagrados, sendo sobretudo através da via oral.”

Com isso, perdeu-se “o uso do hebraico e muitos dos ritos religiosos, mas a base religiosa do judaísmo foi mantida. Estes judeus são chamados de criptojudeus ou ´marranos´ numa alusão à proibição ritual de comer carne de porco. Estes continuavam com o hábito de acender uma vela na sexta ao pôr do sol, mas em potes de barro, guardavam o sábado (Shabbat), tinham casamentos e funerais cristãos, mas também os celebravam em casa segundo a sua religião”. Também muitas das suas orações se misturaram, “sendo a referência a santos, um exemplo dessa mistura.”

Em 1989, fundou-se a Comunidade Judaica de Belmonte. Assim, “estes (judeus) se encontram em processo de retorno ao judaísmo primitivo, têm sinagoga, rabino, cemitério, mas séculos de convivência em segredo não se apagam facilmente, em Belmonte ainda se sentem criptojudeus!”

A comunidade criptojudaica de Belmonte “é uma marca intemporal, histórica e identitária de Belmonte, que enfrentaram séculos na perpetuação da sua religião, pelo orgulho de ser judeus. Em certas povoações de Trás-os-Montes e Beira Interior, comunidades judaicas praticam secretamente a religião ´marrânica´ convencidas de que seguem o judaísmo na sua forma ortodoxa. Mas é em Belmonte que se situa o centro mais importante do criptojudaísmo actual em Portugal”

Em Belmonte, a comunidade “conserva mais viva as práticas, usos e costumes da religião judaica, onde os seus membros são mais unidos, e onde mais facilmente se diferenciam da restante. Não são raras as vezes que Belmonte é chamada a ´terra dos judeus´, motivo que enche de orgulho toda uma comunidade”.

Desde 2005, funciona em Belmonte o Museu Judaico, como forma de homenagear os criptojudeus da Vila, sendo este visitado por visitantes de todo o Mundo.

Evento final (dia 05/08/2020): 

https://www.rtp.pt/play/p7613/e491651/7-maravilhas-da-cultura-popular-gala-final?fbclid=IwAR3fVIKAvaGDD3slK-Jp7DX9QFX_HfPl-iABgz7ErBYqlFbGfXlwhfuu1zc

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário