BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 100 anos do Instituto Baroneza de Rezende, em Piracicaba (SP)


Especiais

José Venâncio de Resende0

Foto antiga do Instituto Baroneza de Rezende

O renomado Instituto Baroneza de Rezende (IBR) – a “escola azul”, localizada na Vila Rezende, em Piracicaba (SP) – comemorou 100 anos de fundação, em 19 de março. Tudo começou quando Dona Lydia Sofia de Sousa Rezende, a filha dos Barões de Rezende – Estevam Ribeiro de Sousa Rezende e Anna Cândida da Conceição –, enviou uma carta à Ordem das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, com sede na Áustria. Madre Joana Batista Minks, então, aceitou o convite de Dona Lydia e, junto com mais cinco irmãs, cruzou o Atlântico rumo a Piracicaba a fim de fundar a instituição educacional.

Assim, o surgimento da “Escola para Meninas”, no dia de São José, foi o resultado da união dos sonhos de Dona Lydia, que desejava homenagear o centenário da Independência do Brasil; do padre alemão Estevão Heigenhauser, missionário redentorista, residente no Brasil; de Madre Joana Batista Minks, que, aos 66 anos, deixou o governo geral da congregação; e das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição, enviadas da Áustria. O Baroneza iniciou suas atividades com o jardim de infância e o ensino primário, além da Escola de Economia Doméstica e Agrícola, que passou a funcionar em junho do mesmo ano de fundação. Posteriormente, o Instituto acolheu também meninos e rapazes.

A solenidade de fundação aconteceu em 19 de março de 1922, com as bênçãos das edificações e das salas de aula pelo então cônego Jerônimo Gallo, pároco de Vila Rezende, bairro piracicabano. “Foi um evento ecumênico, contando com a presença dos metodistas, e também um evento cívico, com a presença de autoridades e dos partidários do Partido Republicano”, relatou Luiz Donizetti Bampa em seu Facebook. No mesmo ano, também foi inaugurado (em 7 de setembro) o monumento comemorativo ao centenário da Independência, construído por iniciativa de Dona Lydia em terras de sua propriedade, hoje ocupadas pelo bairro Jardim Monumento.   

Nesses 100 anos de existência, o Instituto Baroneza de Rezende, enraizado em terras piracicabanas, tornou-se a casa-mãe da congregação no Brasil, com as religiosas presentes em várias outras casas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina, zelando pelo bem-estar das famílias atendidas, de acordo com padre José Eduardo Sesso, da Diocese de Piracicaba. Assim, as irmãs estão presentes nos setores social, educacional, da saúde e da inserção.

A escola fica na Vila Rezende, no cruzamento das avenidas Barão de Serra Negra e Dona Lídia. Em 1950, passou por reforma e ampliação e, em 1998, recebeu novas melhorias, como o ginásio de esportes e os laboratórios, informou Luiz Bampa. Entre 1962 e 1994, o Instituto Baroneza de Rezende funcionou em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI). Depois de 32 anos, com o fim da parceria, a escola passou a atender crianças de diferentes faixas etárias (educação infantil e ensino fundamental e médio). “O Baroneza de Rezende está sempre no ranking das melhores instituições de ensino da nossa cidade”, acrescenta Luiz Bampa.

A história da Vila Rezende começou em 1881, quando foi erguido o Engenho Central, que marcou a paisagem da cidade e, na época, passou a ser centro de atração de mão-de-obra. Mas a criação do bairro aconteceu no início do século XX, quando o Barão de Rezende recebeu de herança do pai, o Marquês de Valença, uma grande propriedade rural e resolveu fazer loteamento na área de 850 alqueires. Loteada a propriedade, o Barão de Rezende denominou as principais ruas: Barão de Serra Negra, Manoel Conceição, João Theodoro, Doutor Eulálio, Doutor Morato, Conceição e Rui Barbosa.

O Barão faleceu em 12 de agosto de 1909 em sua Chácara São Pedro, em Piracicaba.  

Fontes: Facebook de Luiz Donizetti Bampa, Em Foco Diocese de Piracicaba, Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP), Instituto Baroneza de Rezende.

LINK RELACIONADO:

Bisneto de João de Resende Costa deu nome a bairro de Campinas (SP) - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/bicentenario-da-independencia-bisneto-de-joao-de-resende-costa-deu-nome-a-bairro-de-campinas-sp/3551

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário