Caminhantes percorrem o circuito “Caminhos de São Tiago” e passam por Resende Costa


Cultura

Da redação0

Marcus Vinícius Januário é o gestor do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes (Fotos SETAC)

Na tarde da segunda-feira, 24 de maio, dois caminhantes, naturais de Conselheiro Lafaiete, passaram por Resende Costa, percorrendo o circuito turístico “Caminhos de São Tiago”. Antônio Noronha de Almeida e José Geraldo Pinto partiram de Conselheiro Lafaiete na sexta-feira, 21, com destino à cidade de São Tiago, no Campo das Vertentes, marco final do caminho. “Na sexta-feira, partimos de Conselheiro Lafaiete, passamos por Queluzito e pernoitamos em Casa Grande. No sábado, saímos de Casa Grande e dormimos em Entre Rios. No domingo, partimos de Entre Rios com destino a Lagoa Dourada. Já na segunda-feira, o percurso foi: Lagoa Dourada, Resende Costa e Coronel Xavier Chaves”, relatou José Geraldo. Os caminhantes passaram ainda por Ritápolis até chegarem ao destino final, São Tiago, no dia 26 de maio. 

Os dois caminhantes, os primeiros a percorrerem quase a totalidade do percurso que partirá, provavelmente, de Ouro Branco (MG), aprovaram o caminho e curtiram cada detalhe. “O caminho é maravilhoso. A gente está curtindo bastante cada detalhe. Às vezes paramos simplesmente para ouvir o som das águas de um rio e de uma cachoeira”, disse Antônio Almeida. José Geraldo traz em sua bagagem fortes e marcantes experiências. Ele fez quatro vezes o famoso e místico caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Para ele, porém, cada experiência é única: “Estamos vivenciando esse caminho. Tem sido uma experiência sensacional. O caminho é lindo”.

 

O percurso

O projeto “Caminhos de São Tiago” foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. O caminho mineiro, que abrange municípios dos circuitos do Ouro, Villas e Fazendas e Trilha dos Inconfidentes, ainda não foi oficialmente inaugurado. A previsão é de que a inauguração do projeto aconteça em julho próximo.

De acordo com os organizadores, o projeto tem como objetivo atrair turistas, fomentar os comércios locais e valorizar a cultura e a história das cidades que estão no roteiro. “Nesse sentido, [o Caminhos de São Tiago] propõe levar os turistas para uma volta no tempo, que poderá ser feita como ele preferir: a pé, de bicicleta, a cavalo, de moto ou de carro”.

 “O projeto é sensacional, um grande empreendimento turístico que irá unir os municípios participantes, agregando valor ao turismo cultural, religioso e histórico. Todos ganharão: empresários, poder público, empreendedores. Mas, especialmente, os caminhantes e peregrinos, que irão vivenciar experiências únicas num circuito que reúne fé, tradições, história, natureza, gastronomia, entre outros atrativos”, disse o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, do município de Resende Costa, André Eustáquio Melo de Oliveira.

O percurso partirá, provavelmente, de Ouro Branco, passando por Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. “Vocês possuem o elã de ouro, uma corda de ouro que liga todos os municípios que integram o caminho. Esse caminho vai ser um sucesso”, vibra o caminhante Antônio Noronha. “Essa experiência nos mostra que a simplicidade é um atrativo, aliada a uma boa prosa com quem nos encontramos e uma boa acolhida onde chegamos”, completa José Geraldo.

Fonte: Portal de Notícias da Prefeitura Municipal de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário