Carnaval 2019 de Resende Costa trouxe novidades e agitou os foliões


André Eustáquio e Vanuza Resende


Bateria do Rifugo liderada pelo Márcio Chiano - referência e patrimônio do Carnaval de Resende Costa (Foto Cássio Almeida)

Com mudanças importantes na programação e na organização, Resende Costa comemorou mais uma edição da festa popular mais tradicional do país: o Carnaval. As mudanças começaram já no Grito de Carnaval, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, com alteração no trajeto dos blocos. Pela primeira vez, os foliões não desceram até a Rua Padre Joaquim Carlos, no posto de gasolina.

Segundo a organização do evento, a medida foi tomada por questões de segurança. A parada dos blocos aconteceu em frente à distribuidora de bebidas WKY, na Rua Padre Joaquim Carlos.  O pré-carnaval, organizado pela iniciativa popular e pela Bateria do Rifugo, contou com cinco blocos: Serra do Urubu, Rifugo, Mendigo, Pijama e Domésticas.

 

Segurança e polêmica

Garantir segurança aos foliões foi uma das preocupações da organização do Carnaval de Resende Costa. Nesse sentido, algumas medidas foram tomadas, gerando, porém, descontentamento a muitas pessoas que foram às redes sociais se manifestar. De acordo com o plano inicial de segurança articulado pela Comissão Organizadora e pela Polícia Militar, seria proibido o acesso à Rua Gonçalves Pinto de caixas térmicas, coolers, garrafas de vidro e outros objetos. Além disso, o acesso ao local do evento foi fechado por gradis e os foliões tiveram que passar por revistas.

No entanto, o que causou maior polêmica foi a proibição dos coolers e das caixas térmicas. Diante das inúmeras manifestações contrárias nas redes sociais, a Comissão Organizadora se reuniu na tarde do dia 28 de fevereiro com o prefeito municipal Aurélio Suenes, alguns vereadores e a Polícia Militar e reconsiderou a decisão inicial de proibir os utensílios no local de realização do Carnaval. “Todas as mudanças foram pensadas, estudadas e executadas pela Comissão Organizadora do Carnaval, com a finalidade de oferecer um evento para todas as idades e tribos, com segurança e tranquilidade”, disse o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, Fernando Chaves.

Fernando Chaves avalia as mudanças que foram feitas na organização do pré-carnaval, bem como a estrutura montada para os dias oficiais da festa: “Eu considero que a gente fez experiências muito positivas no Carnaval de 2019 no que se refere à organização. Nós tiramos os blocos lá do posto de gasolina (Avenida Alfredo Penido) e isso foi muito bem aceito pela população e pelos moradores do entorno, inclusive. Nós conseguimos fazer com que os blocos causassem menos impacto na vizinhança, conseguimos instalar banheiros que atenderam bem aos foliões em frente à distribuidora de bebidas WKY. Além disso, o trajeto dos blocos encurtou um pouco, o que acabou sendo bom para a bateria, que fazia um esforço muito grande no trajeto antigo. Já o fechamento da avenida também foi muito positivo, trazendo mais segurança aqui no entorno da Gonçalves Pinto, uma vez que todas as ruas que dão acesso à avenida contaram com a presença de seguranças e com gradil. Com isso, transtornos diversos, como gritarias e pessoas que iam fazer suas necessidades na rua foram inibidos. Isso trouxe muita segurança.”

Gilson Ricardo, representante da iniciativa popular que idealizou o novo formato do Grito de Carnaval, falou ao JL sobre a festa e agradeceu às pessoas envolvidas na organização do Carnaval 2019. “Agradecemos a cada folião que prestigiou o nosso Carnaval neste ano. Tivemos significativas mudanças que, acredito, vieram para permanecer. Foram dez dias de trabalho conjunto com a prefeitura para proporcionar a todos um ótimo Carnaval. Há alguns contratempos a pontuarmos para os próximos anos, mas fica o sentimento, mais uma vez, de gratidão ao comércio, à Bateria do Rifugo, à Fanfarra Furiosa, à Comissão de Carnaval, enfim a cada pessoa direta ou indiretamente envolvida. Juntos, mais uma vez, não medindo esforços para o nosso povo!”

 

Programação dos dias oficiais

Um dos destaques dos dias oficiais do Carnaval foi o retorno do Bloco Mal Dormido na programação do sábado (2). No domingo (3), aconteceu o desfile da “Acadêmicos Vila Nova”, que havia alguns anos não participava da festa. O desfile contagiou o público. A agremiação levou de volta à avenida a tradição dos velhos e bons carnavais de Resende Costa. Destaque para a excelente performance da Bateria Acadêmicos Vila Nova, liderada pelo Fernando.

Na segunda-feira (4), a novidade foi o “Bloco do Teatro: Geração de Ouro edição limitada”, que abriu e animou ainda mais o já consagrado baile de Carnaval Retrô, no Teatro Municipal. O bloco desfilou na avenida, arrastando centenas de foliões atrás da Bateria do Rifugo e da Fanfarra Furiosa.

Um parágrafo especial para a participação da Bateria do Rifugo, liderada pelo Márcio Chiano, e para a Fanfarra Furiosa. Não há como conceber o Carnaval de Resende Costa sem a participação decisiva desses dois incansáveis grupos que animam os blocos.

 

“Nóis é fogo!” 

Na segunda-feira, o “Bloco do Fogão” saiu às ruas oferecendo aos foliões a tradicional linguiça mineira com angu e cachaça. Neste ano, o bloco escolheu como tema “Nóis é Fogo” e homenageou o saudoso folião Lili Tatu, um dos fundadores do bloco e que faleceu em 2018. De acordo com Pai Faca, um dos organizadores do Bloco do Fogão, existem aproximadamente 30 integrantes que levam o fogão todos os anos às ruas da cidade, animando os foliões desde 2008. “Muitos dos fundadores do bloco já não participam mais, porém, a gente vem mantendo e levando adiante essa tradição”, disse Pai Faca. Neste ano, o bloco ficou concentrado em frente ao Bequim da Carne, na Rua Assis Resende.

Na terça-feira (5), encerramento do Carnaval, à tarde os foliões participaram pela primeira vez do “Bloco das Cores (Happy Holi)”. A concentração foi no Mirante das Lajes de Cima. O bloco desceu a Rua Assis Resende, passou pela avenida Monsenhor Nelson e chegou à rua Gonçalves Pinto, onde teve um show inédito de Happy Holi como jovem e talentoso resende-costense DJ Fox. O show foi um sucesso. Pelo segundo ano consecutivo, a programação do Carnaval de Resende Costa, de sábado a segunda-feira, contou com shows ao vivo na Rua Gonçalves Pinto, a tradicional Avenida, além de sonorização com DJ.

O secretário municipal de Cultura falou sobre a programação do Carnaval e as novidades deste ano: “Nós conseguimos inserir coisas novas, como o Happy Holi e o Bloco do Teatro, que foram muito aprovados. Foram experiências positivas que devemos guardar para os próximos anos. Agora, o que deve melhorar para os próximos anos, a gente sabe muito bem, ou seja, oferecer maior diversidade de DJs e acertar melhor a grade de shows com horários, datas e dias bem delineados para evitarmos que as pessoas não se reconheçam nos shows, como aconteceu num episódio no sábado”, avaliou Fernando.

Sobre o episódio de sábado, Fernando Chaves se refere às vaias do público ao show do grupo de samba Boêmios de Isis (ler editorial na página 2). “As pessoas não se reconheceram num show de samba de qualidade que estava acontecendo. As pessoas não se identificaram com o show. Então a gente precisa melhorar um pouco a nossa grade de programação. Mas isso depende de recursos. Ficamos limitados nesse aspecto para contratar mais DJs e shows. Temos de trabalhar com um planejamento mais eficiente a fim de captar mais recursos para contratar DJs e shows. Mas considero que, tanto no aspecto folclórico quanto no cultural, o Carnaval de Resende Costa conseguiu avançar muito neste ano, com experiências muito positivas possibilitando-nos avançar muito mais nos próximos anos”, conclui o secretário Fernando Chaves.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário