Cerimônia oficial marca as comemorações do centenário da Biblioteca Municipal de Resende Costa


Cultura

André Eustáquio0

Autoridades municipais presentes no evento. Lucas Lara, secretário de Cultura, Luís Cláudio, assessor de Governo e Francisco Abel, presidente da Câmara

O centenário da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto, de Resende Costa, foi comemorado em uma cerimônia oficial realizada na sede da biblioteca, na praça Nossa Senhora de Fátima, no centro da cidade. O evento teve a participação de autoridades municipais, membros de associações culturais, convidados e cidadãos homenageados.

O prefeito municipal de Resende Costa, Aurélio Suenes de Resende, foi representado pelo assessor de Governo, Luís Cláudio dos Reis. Estiveram também presentes o vereador e presidente da Câmara Francisco Abel de Assis e o secretário municipal de Artesanato, Turismo e Cultura, Lucas Eduardo Maia Lara. A cerimônia foi organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, que é a responsável pela Biblioteca Municipal.

 

Programação cultural

A solenidade contou com uma programação cultural que prestigiou dois escritores resende-costenses: Evaldo Balbino e Luzia Resende, também presentes na cerimônia. A professora aposentada Maria de Lourdes Silva Santos, a Lulude, declamou a poesia “Minha Travessia em Grande Sertão: Veredas”, de Luzia Resende. Raquel Miriã declamou o poema “Quarta-feira de Cinzas – 2018 (ou da resistência)”, do escritor e poeta Evaldo Balbino.

A história da Biblioteca Municipal Antônio Gonçalves Pinto foi contada pela professora aposentada e colunista do Jornal das Lajes, Regina Coelho. O público presente teve a oportunidade de conhecer a trajetória da centenária biblioteca municipal, a qual recebeu o nome do ilustre cidadão resende-costense que, em 1918, doou ao município o seu acervo de 266 livros para que fosse criada na pequena e recém-emancipada Resende Costa uma biblioteca pública.

Aconteceu, durante toda a semana que antecedeu a cerimônia oficial do centenário, uma série de eventos na biblioteca, com a participação das escolas municipais. “Passaram por aqui professoras e alunos das Escolas Aquarela e Conjurados. Durante a visita pudemos desfrutar de ‘Contação de Histórias’, pela Fátima Albuquerque, a Fatinha do Bacarini”, informou o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, Lucas Lara.

 

Homenagens

O município de Resende Costa reconheceu a importância dos trabalhos realizados por seis funcionárias que se dedicaram à biblioteca. Vera Lúcia de Melo, Maria Lúcia de Resende Magalhães e Cláudia Lúcia Pinto Resende receberam uma placa de homenagem. Vera Lúcia trabalhou na biblioteca de 1967 a 1986; Maria Lúcia, entre 1981 e 2011, Cláudia Lúcia, atual funcionária da biblioteca, iniciou seus trabalhos em 2007.

As funcionárias municipais Sandra Regina Silva, Virgínia Daher de Oliveira Coelho e Vívian Daher de Oliveira Aarão receberam menções honrosas pelo tempo em que se dedicaram à biblioteca.

Um dos momentos mais marcantes da cerimônia foi a homenagem feita aos leitores mais assíduos da biblioteca. Diariamente, a biblioteca recebe visitas de jovens estudantes do município que vão até lá para fazer pesquisas e obter livros por empréstimo. Mas a Biblioteca Municipal de Resende Costa é também frequentada por leitores adultos que usufruem do seu rico acervo de mais de 10.000 livros cadastrados.

A Comissão Organizadora da cerimônia oficial escolheu quatro leitores que frequentam assiduamente a biblioteca para serem homenageados, de acordo com a faixa etária: Alícia Maria Daher Oliveira, leitora destaque na faixa etária abaixo de 15 anos (infantil); Petúlia Vitória Resende, leitora destaque na faixa etária de 15 a 29 anos (jovem); Paulo Eduardo de Andrade, leitor destaque na faixa etária de 30 a 59 anos (adulto) e Elódia Rita de Resende Paiva, leitora destaque na faixa etária acima de 60 anos (maior idade). Elódia Paiva não pôde comparecer, porém solicitou que fosse representada pelo secretário de Cultura, Lucas Eduardo Maia Lara.

 

Selo personalizado

No final da cerimônia, aconteceu o lançamento do selo personalizado da cidade de Resende Costa. A gerente de vendas e atendimento dos Correios na região do Campo das Vertentes, Simone Caldeira Braga, representou o superintendente estadual de operações dos Correios em Minas Gerais, Juarez Pinheiro, para conduzir o ato de obliteração do selo. O assessor de Governo Luís Cláudio dos Reis fez a primeira obliteração; a segunda foi realizada pelo secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, Lucas Eduardo Maia Lara.

O selo é composto de uma imagem de autoria do fotógrafo e jornalista resende-costense Cássio Almeida. A imagem que ilustra o selo apresenta as mãos de um artesão tecendo um tapete. “Esta imagem, que será afixada em todas as cartas remetidas pela Prefeitura Municipal de Resende Costa, através do selo personalizado, representa a maior parte da história e tradição da cidade. Com o selo personalizado é divulgada toda originalidade da arte têxtil resende-costense, destinada ao Brasil e ao exterior”, informaram os Correios.  

Ainda segundo os Correios, “o selo personalizado é uma peça filatélica que possui real valor de porte.” Portanto, além de ser usado oficialmente para postagens, o selo personalizado também pode ser utilizado como item de coleção, divulgando e eternizando o trabalho feito pelas mãos criativas dos artesãos de Resende Costa.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário