Circuito EcoVertentes de Trilhas Esportivas será inaugurado na região

Primeira fase entre os municípios de São João del-Rei (a partir da Colônia do Giarola) e Coronel Xavier Chaves terá distância de cerca de 18 km.


Especiais

Da redação0

foto

O Circuito EcoVertentes de Trilhas Esportivas está sendo organizado no Campo das Vertentes pelo Conselho de Jovens Empreendedores do Sindcomércio de São João del-Rei (SindJovem). A ideia é aproveitar o potencial desta região mineira, considerada uma das mais propícias para a prática do mountain bike, rodeada que é por montanhas, vales, cachoeiras, zonas rurais e belas paisagens, de acordo com informações do Sindcomércio. 

O Circuito foi idealizado pelo atleta e empresário do setor Maurício Giarola de Resende, integrante do SindJovem. Além de criar alternativas de lazer para os ciclistas fora dos centros urbanos e atrair adeptos de outras cidades, estados e países, a proposta é transformar os locais em produtos turísticos a serem explorados, por se acreditar que o impacto será positivo, ao gerar oportunidades de negócios para os municípios, fomentar novos empreendimentos e gerar empregos na região. 

O Circuito terá uma extensão de cerca de 270 km, passando por sete municípios e 11 localidades da região. Cada trilha terá uma estação de apoio no seu ponto inicial e no ponto de chegada denominada bike station, onde o usuário poderá descansar, hidratar, carregar suas bikes e aparelhos elétricos, calibrar os pneus e se orientar dentro das mais belas trilhas e paisagens mineiras. 

A primeira fase do projeto fará a interligação entre os municípios de São João del-Rei (a partir da Colônia do Giarola) e Coronel Xavier Chaves em duas versões: uma pela estrada de terra cujo trajeto é  mais tranquilo, podendo ser percorrido por pessoas que não são adeptas ou sem experiência no esporte; a outra é composta por trilhas mais técnicas e caminhos mais acidentados, já para ciclistas mais experientes. Estes trajetos são parte do “Caminho Antigo das Rotas dos Tropeiros”. A distância aproximada é de 18 km centro a centro, ida e volta. Ao longo do trajeto, os praticantes poderão curtir mirantes, cachoeiras, rios, plantações de diversas culturas, igrejas, museus, paisagens encantadoras, culturas regionais e as tradicionais culinárias mineira e italiana. 

A expectativa é de que esta primeira rota seja inaugurada em fevereiro de 2022, com a sinalização dos trechos e a construção das bike stations. Após esse momento, pretende-se fazer uma grande divulgação para que os adeptos sejam atraídos para conhecerem este que será o mais novo produto turístico da região.

Potencial 

A região do Campo das Vertentes, rodeada por montanhas e de tradição histórica, é propícia ao mountain bike, considerado um dos esportes de maior crescimento na atualidade. Nas duas últimas décadas, as tradicionais bicicletas foram substituídas por mountain bikes - bicicletas que andam em qualquer terreno, mais robustas, que trazem aos seus usuários mais segurança, conforto, diversão e performance, sem contar a mesma sensação de liberdade de quando aprendemos a andar de bicicleta quando criança. 

Nesse contexto, é importante para os municípios disponibilizarem meios a fim de que os cidadãos busquem cuidar de sua própria saúde e qualidade de vida, principalmente em meio à natureza. De outro lado, o sedentarismo, fruto do entretenimento passivo, vem, progressivamente, caminhando para o centro das atenções das ciências médicas. E as atividades físicas representam uma maneira eficiente de promover níveis adequados para a saúde física e mental, especialmente nos dias de hoje. 

De acordo com o Ministério do Turismo, quase 50% dos turistas estrangeiros vêm ao Brasil em busca de atividades em meio à natureza, somado ao fato de que o ecoturismo é o segmento que mais cresce no mundo. “Isso é muito interessante, pois é uma forma de captar outro perfil de turista para a nossa cidade/região”, afirma Maurício Giarola. O objetivo principal é não somente a prática de mountain bike, mas também explorar os segmentos de trekking (caminhadas em trilhas) e cavalgadas, além de atrair grandes eventos esportivos para a região, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo. 

Governança 

A iniciativa conta com o apoio de diversos parceiros, como as prefeituras municipais, a Associação de Ciclistas de São João del-Rei e o Lions Club. A ONG São João del-Rei Lixo Zero é a parceira responsável pela coordenação ambiental do projeto. De acordo com o consultor do Sindcomércio, Dayvison Costa, “os trabalhos visam incentivar as práticas esportivas, a preservação do meio ambiente e a geração de oportunidades de negócios, aliado ao desenvolvimento de um produto turístico para se atrair um novo perfil de turistas para a região.” 

“Queremos que o turista fique mais tempo por aqui, conhecendo nossos atrativos e potencialidades, se hospedando em nossos hotéis e pousadas, consumindo no nosso comércio e fomentando a nossa economia”, afirma o empresário Maurício Giarola. 

Outra característica importante do projeto é o desenvolvimento do empreendedorismo rural. “A nossa região é muito rica em produtos como queijos, doces, cachaça, artesanato e a nossa famosa gastronomia. Então, será uma grande oportunidade para que as pessoas das comunidades onde as trilhas passam possam aproveitar para a geração de negócios”, comemora Wainer Haddad, presidente do Sindcomércio. 

Após a implantação das trilhas, com o apoio de instituições como o SEBRAE e o SENAC, serão oferecidas capacitações visando ao aprimoramento e à comercialização destes produtos para melhor atender aos frequentadores do Circuito. 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário