Comentário sobre Usina de Compostagem


Jl e Você

Antonio Carlos0

Muito oportuna a matéria sobre “reciclagem de lixo” em Coronel Xavier Chaves. Gostaria de dar alguns esclarecimentos sobre o assunto, como técnico conhecedor do tema.
O problema ambiental causado pelo lixo sempre será de difícil solução porque os erros começam na própria definição das coisas. Vejamos: “reciclagem de lixo”. Uma impropriedade total; o primeiro absurdo. Por que? Porque lixo não se recicla; lixo não serve para nada; é material inservível, contaminado e tem que ser eliminado de forma correta, num processo próprio para tal.
Lixo é qualquer objeto ou material inaproveitável, que precisa ser extinto, ou seja, lixo é algo que não serve mais para nada; lixo não pode ser reciclado; não se pode fazer nem triagem e nem compostagem de lixo. Está lá, bonito, na placa, mas lixo tem que ser eliminado, destruído, incinerado. Se não podemos entender isto, nunca haverá uma solução adequada ao problema.
Devemos reconhecer que a unidade – a que chamam de usina – de Coroas já é um estágio menos ruim do que um lixão, como o de Resende Costa. Dos males, o menor. Como diz a matéria, até “já serviu de modelo” para outras cidades. Huuummm!
Diz ainda o texto: “tem muito município que não mexeu uma palha para resolver esse problema”. Que nos sirva a carapuça aqui em Resende Costa: mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa!
Qual é a solução para esse grave problema socioambiental? Há apenas tres etapas: 1) educação/informação; 2) coleta seletiva [verdadeira]; 3) usina de mineralização de lixo.
Sem muitos detalhes, eis aqui uma descrição do que é mineralização.
Consiste na incineração do lixo em um sistema fechado. Os gases e vapores resultantes são neutralizados por um processo alcalino e o produto final pode ser usado como fertilizante. Não emite fumaça na atmosfera, lava os gases poluentes e precipita material inerte (minerais). É simples. Cada 100 quilos de lixo produz 1 quilo de fertilizante.
O custo de instalação é o mesmo de um aterro sanitário, da mesma proporção. Incrível! A eficiência é incomparável. O processo foi testado em usina implantada no município de Mendes, no Rio de Janeiro; eu estive nessa usina logo após a inauguração.
Uma usina que pode processar 60 toneladas de lixo por dia, ocupa uma área de 3 mil metros quadrados. Não são emitidos odores desagradáveis. O único mau cheiro seria o do momento de descarga do caminhão transportador do lixo.
Resende Costa não produz todo esse lixo? Ótimo! As horas ociosas do incinerador são aproveitadas para eliminar o material que já está no lixão, há décadas, degradando a natureza.
Os petistas que me perdoem, mas o problema do lixo não é para ser “pensado”; é para ser eliminado, sem a burocracia clássica. Essa lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma salada federal. O que é “resíduo sólido”? Ninguém sabe definir!
Aterro controlado? Me desculpem! Que nome bonito para lixão maquiado! É isso o que queremos para a nossa cidade?
Coleta seletiva em Resende Costa? Isto não existe; nunca existiu! Foi um feto abortado no ventre e nada mais. Podemos continuar brincando com coisa séria?

Antonio Carlos M. Gonçalves, Tecnólogo em Coleta Seletiva.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário