Devido à pandemia da Covid-19, calendário 2020 de eventos esportivos em Resende Costa não tem previsão para ser cumprido

ICMS Esportivo será afetado: divisão de esportes explica que essa será uma realidade de todos os municípios


Esporte

Vanuza Resende0

“Entre torneios, campeonatos e festivais, o ano de 2020 será de muito esporte em Resende Costa. O Calendário Esportivo da Prefeitura Municipal de Resende Costa, divulgado em 09 de janeiro, conta com 21 eventos de março a dezembro.” Quando o JL publicou essa matéria na edição de fevereiro, não imaginava que muitos desses eventos seriam suspensos ou adiados devido à pandemia da Covid-19. Para evitar aglomerações, os eventos esportivos, assim como os demais eventos, estão suspensos até segunda ordem no município. A chefe da Divisão de Esporte, Vivian Daher de Oliveira Aarão, falou sobre a suspensão dos torneios. “Não há nenhuma previsão para volta das atividades. Estamos obedecendo às normas do Ministério da Saúde. As reuniões do Conselho Municipal de Esportes vão ser feitas por grupo no WhatsApp, pois não podemos nos reunir presencialmente. Essa foi uma indicação da SEESP MG – Secretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais. O Comitê para Enfrentamento à Covid-19 não nos informou nenhuma data de retorno. Então as atividades previstas no calendário para este ano serão adiadas ou canceladas”, informa Vivian.

 

Campeonatos adiados

A programação oficial da prefeitura contava com os seguintes torneios com início previsto para o mês de março: II Copa Alterosa de Futebol de Base, III Torneio Regional de Veteranos, VIII Torneio de Futebol do Povoado dos Pintos e III Campeonato Municipal de Futebol. Já em maio, haveria o III Trilhão das Lagartixas Bikers e a Corrida da Mostra de Artesanato e Cultura. Para encerrar o primeiro semestre do ano, TIF´S – Torneio de Futsal e a segunda edição dos Jogos Estudantis da Escola Municipal Paula Assis.

Um dos eventos esportivos mais tradicionais de Resende Costa é o Torneio de Inverno de Futsal, que começaria justamente em junho, no final do mês. Um dos organizadores, Cássio Almeida, falou sobre o adiamento da competição: “Não será possível realizar o evento na data habitual, principalmente por ser um evento que tem uma presença muito grande de público.Se fosse apenas com os jogadores já seria difícil, mas a gente precisa do público.”

Ainda sem definição sobre o campeonato, os organizadores fazem projeções: “Uma das possibilidades é transferir o evento para o fim do ano, que é quando realizamos o torneio de verão, de porte menor, habitualmente disputado por equipes de Resende Costa. Mas isso vai depender de outros torneios que acontecem na região, porque são praticamente os mesmos times que disputam esses campeonatos”, analisa Cássio Almeida. Outra projeção seria realizar o campeonato apenas com os times da cidade, mas não tem nada definido. “A gente está aguardando uma reunião do Conselho de Esportes para termos uma definição de como serão feitas as competições em Resende Costa no ano de 2020”, explica o organizador.

Julho seria o mês com mais atividades esportivas com apoio da Prefeitura Municipal. Começando com uma corrida rústica da Etapa RTR, seguida da vigésima edição do Enduro das Lajes e do X Campeonato de Futebol Amador.

No mês de agosto, estavam programados a nona edição do Trilhão das Lajes e o Campeonato de Futebol de Campo do Ribeirão. Já no mês de setembro, está agendado no povoado do Ribeirão o Campeonato de Futebol de Campo e Jacarandira seria a anfitriã do Festival de Futebol.

Caminhando para o encerramento do ano, está previsto no calendário do mês de outubro, até então, a terceira edição de Futsal – Outubro Rosa, Corrida Rústica em homenagem a Nossa Senhora Aparecida e Corrida Pink Run. Em novembro, está programada mais uma etapa do RTR. Por fim, dezembro encerraria com a terceira edição do Festival da 3ª Idade. Será que pelo menos parte deste calendário será cumprida?

 

ICMS Esportivo

Uma das expectativas da prefeitura era pontuar bem no ICMS Esportivo Estadual, garantindo maior repasse financeiro ao município. Em 2019, tendo como referência o ano base, ou seja, os eventos realizados em 2018, Resende Costa ficou em 19º entre todos os municípios mineiros. O que gerou um repasse de R$ 125.313,57 ao município em 2020 (em parcelas mensais). Vivian Daher diz que a ausência de eventos vai impactar no ICMS, mas que essa será uma realidade de todos os municípios: “O ICMS vai cair, com certeza, mas essa é uma realidade de todos. Não podemos realizar nada. Quando for permitido, o conselho irá se reunir e discutir o que poderá ser feito para amenizar o impacto causado pela pandemia.”

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário