Diocese de São João del-rei recebe relíquia de 1º grau da beata Nhá Chica


Religião

Vanuza Resende0

A imagem da Beata Nhá Chica. Ao lado, o bispo diocesano dom José Eudes

A comunidade da Paróquia de Santo Antônio do distrito do Rio das Mortes, em São João del-Rei, recebeu a relíquia de 1º grau da beata são-joanense Nhá Chica, no dia 14 de junho. Relíquia de 1º grau é uma parte do corpo; no caso de Nhá Chica, um pedaço de osso. Trata-se de objeto venerado que remete diretamente à beata, uma figura histórica que nasceu na própria região e se destacou por sua vida de devoção e serviço aos necessitados.

A relíquia foi recebida após o pedido do bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes, e do pároco do Rio das Mortes, padre Elissandro José Campos de Carvalho. Eles foram atendidos por Dom Pedro Cunha Cruz, Bispo da Diocese da Campanha, no Sul de Minas. A Diocese de São João del-Rei acolheu a relíquia de primeiro grau da Beata para auxiliar, ainda mais, na devoção e na propagação do testemunho de vida de Nhá Chica e de suas virtudes de santidade. O símbolo devocional foi recepcionado com festa, carreata, missa e bênçãos.

A programação teve início pela manhã, na cidade de Baependi, Sul de Minas. Dom José Eudes Campos do Nascimento presidiu a Santa Missa, concelebrada por diversos padres da região. Após a celebração, os fiéis saíram em carreata até o Distrito do Rio das Mortes. No trajeto, manifestações devocionais nas cidades de Minduri, São Vicente de Minas e Madre de Deus de Minas.

A Relíquia da Beata foi recepcionada na estrada de acesso às Goiabeiras, passando pelo Largo da Cruz e pelas ruas centrais do Distrito do Rio das Mortes até a igreja Matriz de Santo Antônio. Em seguida, os fiéis puderam participar da Santa Missa Solene no adro da Matriz de Santo Antônio, presidida pelo bispo diocesano, Dom José Eudes. Após a celebração, houve a entronização da Relíquia Ex ossibus no interior da igreja Matriz de Santo Antônio, ao lado da Pia Batismal onde Nhá Chica foi batizada.

 

História da Beata Nhá Chica

Nascida em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João del-Rei, a beata foi batizada nessas terras em 1810. Desde que a sua devoção chegou à vida dos moradores de forma mais intensa, no fim do século XX, Nhá chica se tornou um motivo de alegria para o povo da sua terra natal.

Foi, no entanto, em Baependi que a beata viveu grande parte da sua vida e lá se dedicou a favor dos mais pobres e necessitados, constituindo-se assim a sua fama de santidade e tornando-se um exemplo de virtude para todos que conhecem a sua história. Leiga, mulher simples, mas nada disso a impediu de dedicar a sua vida à vivência do Evangelho e às muitas orações. Em especial, uma terna devoção à Imaculada Conceição.

Nhá Chica morreu em 14 de abril de 1895, em Baependi. A sua beatificação aconteceu no dia 04 de maio de 2013 e o seu processo de canonização está aberto no Vaticano, sendo analisado pela Congregação para as Causas do Santos. Francisca de Paula de Jesus, a “Mãe dos Pobres”, é a primeira analfabeta e filha de escrava a receber o título de beata pela Igreja Católica no Brasil.

 

**Com informações da Diocese de São João del-Rei.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário