Exame confirma febre amarela em macaco morto em Resende Costa


Saúde

Vanuza Resende0

Nos últimos meses, os inúmeros casos registrados de febre amarela vêm preocupando todo o país. Em Minas Gerais e na região do Campo das Vertentes a situação não é diferente e existem motivos para preocupação. O boletim epidemiológico, divulgado no dia 27 de fevereiro último pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, correspondente ao período de julho/2017 até o atual momento, registra 168 casos de febre amarela no estado, sendo que 96 evoluíram para óbito.

Lagoa Dourada, na região do Campo das Vertentes, confirmou a morte de um paciente infectado pela doença. A cidade já havia confirmado também epizootias de primatas não humanos (PNH), ou seja, a morte de macacos com resultado positivo para a febre amarela. Além de Lagoa Dourada, os municípios de Entre Rios de Minas, Madre de Deus de Minas, Nazareno e São João del-Rei também tiveram casos em 2017 de macacos mortos infectados pelo vírus da doença.

Ainda de acordo com o boletim, em 2018 o único município do Campo das Vertentes que registrou a morte de um primata foi Resende Costa. O caso ocorreu na zona rural, próximo ao povoado do Cajuru.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que “Os macacos não são transmissores da doença, mas, sim, vítimas como nós seres humanos. A população não deve agredir ou envenenar esses animais, pois eles agem como importante bioindicador, alertando sobre a circulação do vírus”.

A nota esclarece sobre a necessidade de combate diário da população aos focos do mosquito: “Os reais transmissores da doença são os mosquitos Hemagogus e o Sabethes, da febre amarela silvestre e o Aedes, da febre amarela urbana. Por isso é importante o combate ao nosso velho inimigo, o mosquito Aedes”.

 

A melhor forma de prevenção é a vacina

A Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação contra a febre amarela. Será realizada uma semana especial para vacinação, com horário diferenciado. “A medida tomada é para que todos possam verificar sua situação vacinal e vacinar, caso seja necessário,” informa a enfermeira Núbia Augusta Resende Vale.

A sala de vacinas do Centro de Saúde de Resende Costa funcionará de 8h às 12h e das 13h às 15h normalmente, além de horário especial, das 18h às 21h, de 12 a 16 de março.

“O objetivo das ações é avaliar a situação vacinal em relação à vacina contra a febre amarela e assegurar a vacinação para 100% dos indivíduos. É objetivo também informar a população sobre a doença e os riscos que ela traz. Com o horário diferenciado, todos terão a oportunidade de virem se vacinar, inclusive os moradores da zona rural,” esclarece Núbia.              

Além da semana especial para vacinação, agentes de saúde estão passando em todas as residências no centro urbano e na zona rural do município para conferir o cartão de vacinas de cada resende-costense. A recomendação é que idosos acima de 59 anos e crianças menores de 9 meses procurem um médico para melhor avaliação antes de se vacinarem. Em todos os outros casos é de extrema importância tomar a vacina, uma única dose garante a imunização.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário