Apenas agora São João del-Rei aderiu ao Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER), que foi constituído em 1996. É que a Câmara Municipal acaba de autorizar o município a ingressar no Consórcio, tornando-se assim o seu 17º membro. O objetivo desta adesão é participar da gestão consorciada de ações e serviços públicos de saúde. Com isso, a população local ganha em termos de maior acesso a exames, consultas, cirurgias e procedimentos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Ao justificar a entrada de São João del-Rei no CISVER, o prefeito Aurélio Suenes destacou o seu papel de “cooperação intermunicipal que fortalece a regionalização da saúde e amplia a capacidade de resposta do Município às demandas da população”. Também enfatizou que o CISVER atua com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo suporte técnico-operacional, viabilizando a prestação de serviços especializados e contribuindo para o fortalecimento da regionalização da saúde, ao atender as diretrizes federais e estaduais.
Assim, a adesão ao CISVER permite a otimização da prestação dos serviços públicos de saúde, por meio da contratualização de serviços ambulatoriais e hospitalares, realização de exames, procedimentos especializados e cirurgias eletivas, além da aquisição de bens e equipamentos de forma compartilhada. “A atuação consorciada permite maior eficiência administrativa, racionalização dos custos e melhoria do acesso da população a serviços de saúde de maior complexidade.”
Por isso considera que esta adesão representa um avanço estratégico para a melhoria da rede de atenção à saúde. “O modelo consorciado proporciona ganho de escala, redução de custos operacionais, eficiência na contratação de serviços e maior previsibilidade no planejamento das políticas públicas de saúde, resultando em mais qualidade e agilidade no atendimento prestado à população.”
A formalização da adesão ao CISVER é um importante passo para o fortalecimento e aprimoramento das políticas públicas de saúde no Município de São João del-Rei, “ao viabilizar a adoção de soluções conjuntas e mais eficientes para os desafios enfrentados na área da saúde. Por meio da gestão consorciada, o Município amplia sua capacidade de resposta às demandas da população, garante maior acesso a serviços especializados e otimiza a aplicação dos recursos públicos, promovendo uma política de saúde mais integrada, resolutiva e alinhada aos princípios da universalidade, integralidade e equidade do SUS”.
Além de São João del-Rei, são consorciados do CISVER os seguintes municípios: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São Tiago e Tiradentes.
Acompanhe o CISVER no Instagram