Exposição Brasilidade Pós-Modernismo celebra centenário da Semana de Arte Moderna de 1922


Cultura

José Venâncio de Resende0

Agarrados ao Poder (2021), de Luiz Hermano (foto: Jaime Acioli).

Com a presença de 51 artistas de diversas gerações, a exposição Brasilidade Pós-Modernismo, entre 15 de dezembro e 7 de março de 2022 no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, marca a celebração do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Com curadoria da mestre em História da Arte Tereza de Arruda, a mostra tem o objetivo de “lançar luz aos traços, remanescências e conquistas que o movimento trouxe, no decorrer dos últimos 100 anos, às artes plásticas do Brasil e refletir, a partir da atualidade, sobre um processo de rever e reparar este contexto”.  

A mostra chama atenção para as diversas características da arte contemporânea brasileira da atualidade, cuja existência se deve, em parte, ao legado da ousadia artística cultural proposta pelo Modernismo. Nuances que o público poderá conferir nas obras de artistas como Adriana Varejão, Anna Bella Geiger, Arnaldo Antunes, Cildo Meireles, Daniel Lie, Ernesto Neto, Ge Viana, Jaider Esbell, Rosana Paulino e Tunga.

Esta exposição não é idealizada com o olhar histórico, mas sim focada na atualidade com obras produzidas a partir de meados da década de 1960 até o dia de hoje, sendo algumas inéditas, ou seja, já com um distanciamento histórico dos primórdios da modernidade brasileira, explica Tereza de Arruda. Não é uma mostra elaborada como um ponto final, mas sim como um ponto de partida, assim como foi a Semana de Arte Moderna de 1922 para uma discussão inovadora a atender a demanda de nosso tempo conscientes do percurso futuro guiados por protagonistas criadores, completa.

A mostra é organizada em seis núcleos temáticos: Liberdade; Futuro; Identidade; Natureza; Estética e Poesia, apresentando pinturas, fotografias, desenhos, esculturas, instalações e novas mídias. Segundo Tereza de Arruda, por meio deste conjunto plural de obras, a Brasilidade se mostra diversificada e miscigenada, regional e cosmopolita, popular e erudita, folclórica e urbana.

Para aproximar ainda mais o público da Semana de 22, serão desenvolvidas, ao longo do período expositivo, uma série de atividades gratuitas no Espaço de Convivência do Programa CCBB Educativo - Arte e Educação conduzidas por educadores do centro de arte e tecnologia JA.CA. Também há um webapp com um conjunto compreensivo de conteúdos da mostra, garantindo a acessibilidade de todos. 

Em fevereiro, durante a semana do centenário (dias 12 a 18), haverá vasta programação, com palestras, simpósios e lives com artistas participantes, de forma a atingir um vasto público do território brasileiro.

Fonte: https://artsoul.com.br/revista/eventos/exposicao-brasilidade-pos-modernismo-1

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário