Feminicídio: mulher é morta a facada pelo ex-companheiro

Resende Costa entrou em choque com o acontecimento


Polícia

Da redação0

fotoLuciana Reis, de 28 anos, foi vítima de um brutal assassinato cometido por seu ex-companheiro (Foto redes sociais de Luciana)

Havia se passado uma semana daquela quinta-feira santa que se fez sangrenta, marcando Resende Costa de forma tão trágica. Pelo rádio uma canção dizia: “nossa cidade é tão pequena e tão ingênua, estamos longe demais das capitais”. A realidade que os jornais das grandes cidades estampam cotidianamente é bem diferente da escrita ao longo desses 15 anos pelo Jornal das Lajes. Foram tão poucos crimes noticiados em nossas páginas. Não porque os escondemos, mas porque eles quase não acontecem por aqui.

Assim como toda a população de Resende Costa, não queríamos falar, tampouco lembrar, que às 12h30 do dia 29 de abril o cidadão José Nicodemos de Jesus Neto, após intensa discussão com a ex-companheira, Luciana dos Reis, usou uma faca e desferiu um único golpe no abdome da vítima de apenas 28 anos. Eles tinham uma filha juntos, uma criança de três anos. Luciana foi socorrida por vizinhos que passavam pelo local, vários populares tentaram ajuda-la. O SAMU foi acionado, mas o golpe foi fatal e Luciana não resistiu aos ferimentos.

A violência doméstica, tantas vezes escondida pelas próprias vítimas, foi motivo de três denúncias contra Neto em 2017. Luciana denunciou uma lesão corporal e duas ameaças do ex-companheiro. Amigos da vítima afirmam que esse foi o motivo do afastamento e término do casal. Depois de capturado, o assassino disse que “ficou muito nervoso com as negativas diante das tentativas de autorização para ele visitar a filha”. O autor do crime disse ainda que a faca utilizada por ele já estava em sua posse desde que saiu de sua casa.

 

Prisão

Passaram-se 40 horas até a notícia da captura do criminoso. Segundo a Polícia Militar, depois de intensas buscas em propriedades de familiares e amigos de Neto dentro do município, monitoramento de estações rodoviárias em cidades vizinhas, abordagem de veículos em estradas que ligam Resende Costa a outros municípios, a família de Neto decidiu colaborar: “passamos a realizar um trabalho de convencimento junto à mãe e aos irmãos do autor, que àquela altura estavam dispostos a colaborar. Foi então que resolveram a nos orientar até o local onde o autor estava escondido, numa mata que fica às margens da estrada de acesso à cidade de São Tiago. Em seguida, o autor foi localizado e preso pelas equipes policiais. Não houve resistência”, esclareceu o comandante da Polícia Militar de Resende Costa, Tenente Jackson Neres.

José Nicodemos de Jesus Neto foi levado a São João del-Rei, onde foi autuado pelo delegado de plantão e encaminhado na segunda-feira 2, para o presídio de Resende Costa.

 

Feminicídio

O assassinato de Luciana acendeu mais um alerta para casos de feminicídio. A Polícia Militar está intensificando as ações preventivas para casos de violência doméstica. “Estamos realizando um levantamento dos últimos 12 meses e apurando todas as ocorrências de agressões, lesões corporais e ameaças em que a mulher é vítima. Em seguida, nossas equipes policiais realizarão visitas tranquilizadoras a essas mulheres/vítimas e verificarão a evolução do ‘animus’ entre os envolvidos, desde o último registro”, informou o tenente Neres.

O CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Resende Costa iniciou campanhas contra a violência física, psicológica ou patrimonial, contra a mulher. As denúncias devem ser feitas no início de situações abusivas para que não se agravem.

Ao usar a #somostodasLuciana nas redes sociais, significa que todos nós nos solidarizamos com os familiares de Luciana, com a sua memória e com todas as mulheres vítimas de abusos e de violência. Somos Luciana sangrando o medo, abdicando de sonhos e vivendo com receio de que ameaças se cumpram. Medo de um dia sermos nós as próximas vítimas do machismo que está brutalmente enraizado na sociedade.

Lutamos enfim para que a vida não seja interrompida a 200 metros de nossas casas, para que tenhamos vida dentro de casa, pela justiça. A luta é por coragem e por você, Luciana! Descanse em paz.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário