Foliões resende-costenses curtiram o Carnaval em segurança

PM avalia que o Carnaval 2020 em Resende Costa foi um dos mais seguros dos últimos anos


Polícia

André Eustáquio0

Os foliões que curtiram o pré-carnaval e os dias oficiais do Carnaval de Resende Costa, entre 14 e 25 de fevereiro, encontraram um ambiente de segurança nas ruas. De acordo com a Polícia Militar, não houve nenhum registro de ocorrência contra a vida e contra o patrimônio, com destaque para os dias principaisde folia. “O Carnaval em Resende Costa transcorreu com a maior segurança. Foi realizado grande número de operações policiais durante o período da sexta-feira (21) até as 23h e 59min da terça-feira (25)”, informou a PM.

A PM destacou uma média de nove policiais, por dia, para realizar o policiamento em Resende Costa nos dias oficiais do Carnaval. De acordo com a corporação, foram feitas operações com ações preventivas e repressivas, como blitz e rondas policiais nos bairros. “Os foliões puderam se divertir sem se preocupar. Foi um dos carnavais mais seguros em Resende Costa. A Polícia Militar esteve presente e vigilante em todos os eventos programados, garantindo, assim, o bem-estar da população de bem”, destacou a PM.

Além dos militares, a organização do Carnaval contou com a presença de seguranças contratados especialmente para auxiliar durante a festa. Os seguranças particulares ficaram a postos em locais estratégicos, como os acessos à rua Gonçalves Pinto, no centro da cidade, onde se realiza o carnaval.

 

Turistas

Resende Costa é uma das cidades da região do Campo das Vertentes que mais recebem turistas ao longo do ano. O artesanato é o principal atrativo. Durante o feriado de Carnaval, a PM realizou operações policiais com o intuito de acolher e proteger os turistas de diversos estados que visitaram a cidade. “Durante os dias de Carnaval, a cidade recebeu vários turistas de outros estados, principalmente na região onde se localizam as lojas de artesanato. Nós realizamos operações policiais voltadas também ao turismo”, ressaltou a Polícia Militar.

 

Minas registra Carnaval com redução de crimes violentos 

Após o término da folia, foi divulgado o balanço da Segurança Pública do Carnaval 2020 no Estado de Minas Gerais. Os dados apontam aumento no número de homicídios, mas redução de outros crimes violentos. São considerados crimes violentos: homicídio tentado e consumado; roubo tentado e consumado; furto consumado e tentado; lesão corporal; vias de fato/agressão; crimes sexuais: estupro, estupro de vulnerável e importunação sexual.

O jornal “Estado de Minas” publicou reportagem, no dia 3 de março, na qual apresenta o balanço da Segurança Pública do Carnaval 2020, comparando com as estatísticas do Carnaval 2019. De acordo com a reportagem, “em 2020, o estado teve 13 registros de assassinatos a mais durante a folia, passando de 41 em 2019, para 54 ocorrências este ano. No entanto, segundo balanço da Segurança Pública, no Carnaval 2020 houve diminuição de 27,6% no total de crimes violentos entre sexta-feira de carnaval e quarta-feira de cinzas, em relação ao ano passado.”

Ainda de acordo com a reportagem do “Estado de Minas”, somente duas cidades mineiras registraram aumento no indicador de crimes violentos: Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Lavras, Sul de Minas. “Ambos os municípios tiveram um registro a mais este ano em relação a 2019”, informa a reportagem.

“Nós tivemos um Carnaval com mais segurança e respeito à lei. A integração das forças de segurança teve como resultado a queda dos crimes violentos com a presença efetiva da polícia na rua”, afirmou o secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo. 

 

Fonte: Portal Uai/Estado de Minas.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário