PM inaugura em Ritápolis projeto Rede de Fazendas Protegidas


Polícia

André Eustáquio0

Fazendeiros e sitiantes da região protegida pelo Pelotão de Resende Costa podem aderir ao projeto e contar com a proteção da Patrulha Rural da PM

A Polícia Militar inaugurou, no último dia 10, no município de Ritápolis, o projeto “Rede de Fazendas Protegidas”. O evento de inauguração contou com a presença do tenente Nascimento, comandante do Pelotão de Resende Costa, do qual Ritápolis faz parte juntamente com Coronel Xavier Chaves. De acordo com a PM, o projeto visa promover maior interação entre a comunidade rural e a Polícia Militar de Minas Gerais. O objetivo é reduzir a incidência de prováveis crimes cometidos contra quem reside em áreas rurais.

O tenente Nascimento destacou a importância do projeto para as comunidades rurais, especialmente para o município de Ritápolis, que também passou a fazer parte da Rede de Fazendas Protegidas: “Grande dia para a população do campo do município de Ritápolis. O projeto visa qualificar as residências participantes, cadastrando-as com uma numeração que é incluída em um aplicativo utilizado pelos policiais que trabalham na Patrulha Rural.” De acordo com o tenente, em caso de necessidade de acionamento dos policiais, o primeiro passo é o proprietário se identificar através do código de numeração de sua fazenda. A partir daí o aplicativo traça a rota mais rápida para acesso dos militares até a localidade. Nascimento informou que o aplicativo ainda está em fase de instalação no município de Ritápolis. “São colocadas também placas de identificação de ‘Zona Rural Protegida’, como forma de demonstrar o trabalho efetuado pela PMMG em parceria com a sociedade”, informou o comandante do pelotão de Resende Costa.

A previsão é de que o projeto Rede de Fazendas Protegidas seja expandido aos municípios vizinhos de Resende Costa e que estão sob a guarda da Patrulha Rural da PM. “O projeto contemplará também futuros interessados em participar e que sejam residentes nos municípios limítrofes”, esclareceu a PM.

Também no dia 10 de agosto foi inaugurada em Resende Costa e Coronel Xavier Chaves a terceira etapa da instalação das placas da “Rede de Propriedades Monitoradas”. Segundo a Polícia Militar, ao todo já são 200 placas instaladas nos três municípios que fazem parte do Pelotão de Resende Costa. “Contamos sempre com o apoio dos escritórios da ARCOSTA (Associação de Pequenos Produtores e Trabalhadores Rurais de Resende Costa), da ARCEL (Associação Rural e Comunitária de Coronel Xavier Chaves) e da ASPUR, de Ritápolis. A Patrulha Rural realiza um trabalho diuturno, prevenindo e contribuindo com a redução das taxas de crimes no meio rural”, destacou a PM.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário