Festa do Rosário se ergue


Fernando Chaves*


Congado São Cosme e Damião, de Resende Costa. Em destaque, o Capitão Fernando Pacote

Apesar de todas as dificuldades, tivemos em 2019 a melhor Festa do Rosário dos últimos anos. O número de grupos de congado dobrou em relação ao ano passado. Resultado de um trabalho desempenhado pelos congadeiros de Resende Costa, que visitaram várias festividades na região durante o ano corrente e, com isso, atraíram para nossa festa mais participantes. A prefeitura municipal contribuiu, nesse aspecto, com a disponibilização de transporte para essas viagens.

Mesmo que tenha havido falhas na organização do evento, houve melhora na gestão do espaço público e foi possível realizar um amplo diagnóstico dos desafios que envolvem a festa para que possam ser ajustados nas próximas edições. Pela primeira vez, houve uma comissão de moradores e organizadores interagindo de forma veemente durante toda a festa para tentar minimizar transtornos e valorizar o evento. Pela primeira vez, os cidadãos tiveram a oportunidade de opinar em uma reunião aberta que antecedeu a festividade, com o comparecimento expressivo de moradores do entorno. Tive a satisfação de participar de todo o processo. No início, como secretário de Cultura; no final, como voluntário. Parabenizo a nova secretária, Márcia, pelo empenho e competência. E também aos demais colaboradores que doaram seus esforços para melhorar a festividade: Vinícius, Janete, Leidiane, Fábio, Aninha, Adenor Chaves, Polícia Militar, Associação de Congado São Cosme e Damião, Capitão Fernando Pacote, dentre outros. É preciso também agradecer a compreensão de TODOS os moradores do entorno, sendo impossível citar todos os nomes.

Dou início aqui a uma campanha pelo registro da Festa do Rosário de Resende Costa como patrimônio imaterial do município, discussão que já levantei de forma embrionária no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, órgão muito representativo que dispõe de uma composição privilegiada e conta com membros atuantes, o que nos dá mais ânimo para a defesa dessa empreitada.  

Desta vez, levarei a proposta ao Conselho e à Secretaria de Cultura de forma mais decidida e madura, e me disponho a colaborar no que for possível para que o registro se efetive. Trata-se de uma das festividades locais que mais preserva vínculos com suas raízes fundadoras, suas origens, seu passado. Sem falar do valor que representa para a cultura afrodescendente, como grito de liberdade e autoafirmação. Não se pode permitir a quebra de elos tão fortes com o passado como os que a Festa do Rosário representa. O registro como patrimônio imaterial é um passo muito importante no auxílio à preservação da tradição, seja em seu aspecto religioso, seja como elemento de identidade cultural e pertencimento.

Por fim, ressalto também o potencial turístico do evento. Trata-se da melhor festa do Rosário da nossa região. Vimos nossa cidade cheia no final de semana, principalmente no domingo. Com um trabalho de preservação e resgate das antigas tradições, juntamente com as melhorias ainda necessárias na gestão do espaço público, os bons frutos culturais, sociais, turísticos e econômicos serão de grande valor para nossa cidade.

A festa de congado de Resende Costa andou cabisbaixa. Mas ergueu sua cabeça em 2019. É uma festividade que merece, como poucas, o título de “festa do povo”.

Vamos em frente!

 

*Jornalista, ex-secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, membro voluntário da Comissão Organizadora da Festa de Nossa Senhora do Rosário 2019.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário