Festival resgata cultura gastronômica italiana e divulga Colônia Viva


Cidades

José Venâncio de Resende0

Culinária italiana é tema de evento gastrômico em outubro em São João del-Rei (Foto José Venâncio)

Dentro do objetivo de resgatar a cultura gastronômica italiana de São João del-Rei, vai acontecer no período de 12 a 15 de outubro, entre 11 e 22h, no aeroporto municipal, o 2º Festival de Gastronomia Italiana - Colônia Viva. Trata-se de uma parceria do Instituto Vertentes com a Secretaria de Turismo de Minas Gerais e a Codemig.

O objetivo do evento é promover a interação gastronômica e cultural da cidade, bem como divulgar o roteiro agroturístico "Colônia Viva", que integra as propriedades rurais típicas das colônias Felizardo, Recondengo, Marçal, Giarola e Bengo, diz Ronildo Assis, produtor cultural e administrador do Instituto Vertentes.

Durante o festival, haverá um concurso entre as pizzarias da região, com um júri técnico que escolherá a melhor receita. Estarão presentes os chefs pizzaiolos Martinho Caetano e Felipe Leroy e a cozinheira profissional Érica Timponi.

Também haverá oficinas gratuitas de confecção de pizzas para os profissionais e a comunidade, bem como feira de produtos italianos produzidos pela comunidade local. Tudo isso animado com shows das Bandas Sinfônica do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, Clube da Seresta, Salesiana Meninos e Meninas de Dom Bosco, Fama & Cia / Mário Ribeiro.

 

Roteiro. A ideia desse roteiro surgiu a partir de uma parceria entre a Associação Colônia Viva, a Prefeitura Municipal e o Sebrae, lembram Valéria Filomena Taroco, a Filó, e Joelma Carmen Taroco, respectivamente vice-presidente e diretora da associação. “Tradicionalmente, aconteciam todo ano, entre junho e outubro, almoços italianos promovidos pela comunidade do Giarola. Cada família era responsável por fazer um prato.”

Com a posse de Mariana Resende na Secretaria de Cultura e Turismo, a tradição dos almoços evoluiu para o roteiro de agroturismo. Foi então que associados da Colônia Viva visitaram Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, e Gramado, Canela e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participaram de curso de agroturismo e visitaram propriedades. “O pessoal viu a possibilidade de fazer a mesma coisa em São João del-Rei, usufruindo do que nós temos aqui”, dizem Filó e Joelma.

Em 15 de junho de 2014, foi inaugurado o Roteiro de Agroturismo Colônia Viva, em solenidade no Teatro Municipal, com a participação das comunidades da Colônia do Giarola, Felizardo e Recondengo. A decisão de trabalhar com agroturismo é uma forma de potencializar cada propriedade, explorando suas características - o cultivo de flores, o alambique da cachaça, a produção de mudas de hortigranjeiros, o pomar, o artesanato (bambu, sabonetes, bordados, confecções) e a agroindústria alimentícia (geleias, massas de macarrão, queijos, quitandas, sucos, mel etc.).

 

Comunidade. A ideia é que as pessoas – são-joanenses e turistas de qualquer parte – façam este roteiro, explicam Filó e Joelma. Estas visitas na maioria das vezes devem ser agendadas. As visitas podem incluir café da manhã e almoço, por exemplo.

Trata-se de um turismo de base comunitária, observa Ronildo, do Instituto Vertentes. “A força do projeto está na união e na cooperação.”

Ronildo idealizou o festival de gastronomia como uma festa para apresentar o Colônia Viva. É um evento que possibilita cada participante expor os seus produtos gratuitamente; estimula a presença de turistas que passam a ter conhecimento do roteiro; e promove vendas em maior escala e maior retorno de renda aos integrantes do projeto.

O primeiro festival, realizado em 2015, foi patrocinado pelo Governo de Minas Gerais e realizado no galpão da igreja Nossa Senhora das Mercês.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário