Fundadora das Filhas de São Camilo, Giuseppina Vannini, será canonizada em 13 de outubro no Vaticano

A congregação possui mais de 90 casas espalhadas pelo mundo, das quais 12 localizadas no Brasil.


Especiais

José Venâncio de Resende0

Hospital Nossa Senhora do Rosário, uma das 12 casas no Brasil (foto: André Eustáquio).

Madre Josefina Vannini (Giuseppina, em italiano, ) - fundadora da congregação religiosa das “Filhas de São Camilo” que atua há mais de 65 anos em Resende Costa – é um dos cinco beatos que serão canonizados no dia 13 de outubro (um domingo) no Vaticano, segundo anunciou recentemente o papa Francisco.

Os outros são a brasileira Irmã Dulce; o cardeal John Henry Newman (fundador do Oratório de São Filipe Néri na Inglaterra); Maria Teresa Chimarel Mankidiyan (fundadora da Congregação das Irmãs da Sagrada Família) e Margherita Bays (Virgem da Ordem Terceira de São Francisco de Assis).

Josefina, cujo nome de batismo é Giudita Adelaide Agata, nasceu em Roma em 7 de julho de 1859, filha de Annunziata e Angelo. Órfã de pai e mãe aos 7 anos, foi confiada aos cuidados das Irmãs Filhas da Caridade no Orfanato Torlonia, de Roma, em 1866. Aos 21 anos, pediu às Filhas da Caridade para ser admitida na congregação, como professora numa das suas escolas. Mas, por motivos de pouca saúde, seu desejo de ingressar na congregação não se realizou.

Em 1891, Giudita conheceu o padre camiliano Luigi Tezza durante um curso de exercícios espirituais. Contou-lhe toda a sua vida e seu desejo de consagrar-se à vida religiosa. Coincidiu que o padre tinha um plano para estabelecer uma congregação feminina, no espírito de São Camilo de Lellis, de modo a dar aos enfermos um acolhimento de mãe. Então, ela colocou-se à disposição do projeto Tezza.

Filhas de São Camilo 

Em fevereiro de 1892, Giudita recebeu das mãos do superior da ordem o manto com a cruz vermelha do santo da caridade. Em março do mesmo ano, ela vestiu o hábito camiliano com o nome de Irmã Maria Josefina, em homenagem a São José, e em 8 de dezembro de 1895 fez os votos perpétuos.

Padre Tezza e madre Josefina decidiram criar a comunidade (Instituto) das Filhas de São Camilo, na rua Merulana, 141, da qual ela foi eleita superiora geral, cargo que manteve até sua morte em 23 de fevereiro de 1911. A primeira Filha de São Camilo, inicialmente com um pequeno grupo, dedicava-se de corpo e alma a doentes e idosos, bem como a órfãos recém-nascidos. Apesar das dificuldades financeiras, este trabalho começou a atrair um número crescente de aspirantes.

A casa ficou pequena, então madre Josefina conseguiu uma casa maior na rua Giuste. Em agosto de 1893, as irmãs camilianas já ofereciam seu serviço aos tuberculosos de Cremona. Outras casas foram abertas fora de Roma, em localidades italianas, como Mesagne, Napoli, Caprarola, Rieti e Vitervo, e as francesas Lille e Bonsecours.

Em 1900, Padre Tezza foi enviado à Lima, no Peru, em missão religiosa, onde faleceu antes de retornar à Europa. Em 1904, madre Josefina abençou a partida das primeiras irmãs camilianas para a América. O grupo das Filhas de São Camilo crescia e se expandia a olhos vistos.

Surgia, assim, a necessidade de se oferecer um serviço mais qualificado aos doentes e necessitados. Então, madre Josefina encaminhou as irmãs para uma escola de enfermagem, aberta em Roma por iniciativa do papa Pio X. O próprio papa entregava os diplomas às religiosas formadas enfermeiras.

Madre Josefina morreu em Roma no dia 23 de fevereiro de 1911, tendo sido beatificada pelo papa João Paulo II em 16 de outubro de 1994. Em 2010, as Filhas de São Camilo comemoraram o centenário da morte de sua fundadora.

Presença no mundo

A congregação das Filhas de São Camilo possui mais de 90 casas espalhadas pelo mundo, das quais 12 localizadas no Brasil (sete hospitais de médio porte, quatro casas de longa permanência para idosos e um colégio, com ensino infantil ao médio, curso para cuidador de idosos e curso técnico de enfermagem).

Estão presentes na África (Burkina Faso, Benin e Costa do Marfim); na América (Argentina, Brasil, Peru, Colômbia, Chile, México e Cuba); na Ásia (Índia, Filipinas e Siri Lanka) e na Europa (Itália, Alemanha, Espanha, Polônia, Portugal, Georgia e Hungria). No Brasil, as irmãs camilianas estão há 73 anos, conquistando espaço nas Santas Casas de Misericórdia, hospitais e lares de idosos.

Em Resende Costa (MG), por exemplo, as irmãs camilianas dirigem o Hospital Nossa Senhora do Rosário e o Lar São Camilo de Léllis, que tem importante presença na região mineira dos Campos das Vertentes.

FONTE:

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=F2R-XZ18LHg

Irmãs Filhas de São Camilo 70 anos - http://irmasfilhasdesaocamilo.sitefacil.com/index.php?p=1_4_not-cias

LINKS RELACIONADOS:

Filhas de São Camilo: 60 anos de doação à saúde de Resende Costa - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/filhas-de-sao-camilo-60-anos-de-doacao-a-saude-de-resende-costa/1304

Lar de idosos das Irmãs Camilianas completa 25 anos em Portugal, com encontro de cuidadores - https://www.jornaldaslajes.com.br/integra/lar-de-idosos-das-irmas-camilianas-completa-25-anos-em-portugal-com-encontro-de-cuidadores/2538

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário