Gruta de Nossa Senhora de Fátima


Voz do Cidadão

0

Monumento erguido para a inauguração da gruta. Ausência da placa de inauguração (Foto Emanuelle Ribeiro)

“Estamos próximos do dia 17 de agosto de 2013. Cinquenta anos atrás o povo promoveu bela festa de inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Fátima, nas Lajes da Matriz. Acompanhei a obra de perto, pois, além de filho do pedreiro (Geraldo Melo, o Corina), pertencia ao grupo de coroinhas da Matriz que auxiliava monsenhor Nelson naquele momento.

Eu me lembro de quando a imagem chegou e o povo que se aglomerou ao longo da Avenida Ministro Gabriel Passos e na Praça Cônego Cardoso, para recebê-la. Foi um dia inesquecível, com missa, banda de música, coral, fogos de artifício e repique dos sinos da igreja. Ao lado da gruta, as lideranças civis e eclesiásticas descerraram uma placa com os seguintes dizeres: “Monumento Nossa Senhora de Fátima construído pelo prefeito Adenor de Assis Coelho, sendo vigário Monsenhor Nelson Rodrigues Ferreira. Benção realizada durante as Missões dos padres capuchinhos em 17 de agosto de 1963”.

Ao longo desses cinquenta anos, quem nunca deu uma passadinha pelo local para observar a imagem da santa ou fazer uma oração? No último mês de janeiro, deparei-me com a placa que havia sido descerrada em 1963, quebrada e atirada ao chão. Fiquei chocado. Juntei os cacos e os guardei para que não perdêssemos a mensagem que havia sido gravada em uma peça de pedra.

O Amadeu, filho do ex-prefeito, já falecido, se prontificou em mandar fazer uma nova placa. Poderíamos nos juntar e realizar outra festa para celebrar os 50 anos desse monumento. E dizer um sonoro não aos que se prestam à depredação, ao vandalismo”.

 

  Edésio de Lara Melo

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário