Ilha de Santa Maria, nos Açores, quer chegar a 36% de energias renováveis (solar e eólica)

Este é um de vários investimentos na ilha, de onde saiu o primeiro Rezende para o Brasil.


Especiais

José Venâncio de Resende0

fotoAntigo Atlantida Cine, construído pelas força armadas dos EUA, em recuperação.

Arrancaram em Santa Maria, na Região Autônoma dos Açores, as obras do Parque Fotovoltaico (para produzir energia solar através da conversão direta da luz em eletricidade), cuja primeira fase “terá um investimento da ordem de 1,2 milhões de euros” e permitirá “incrementar para 18% a percentagem de integração de energias renováveis” na ilha, que em 2018 era de 14%”. A informação é de Marta Guerreiro, secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo.

Mas o Governo dos Açores ambiciona a integração de 36% de energia produzida com base em fontes renováveis na ilha de Santa Maria, por via da produção de energia através do futuro Parque Fotovoltaico, do Parque Eólico e da instalação de um sistema de armazenamento através de baterias, acrescentou a secretária.

Esta é uma das várias notícias e reportagens sobre investimentos em Santa Maria, publicadas na edição de maio (número 26) do jornal “O Baluarte de Santa Maria”. Foi desta Ilha que emigrou João de Rezende Costa, o primeiro Rezende a desembarcar há mais de 300 anos no Brasil, instalando-se em Lagoa Dourada, na época pertentencente a Prados, no Estado de Minas Gerais.

O Parque Fotovoltaico terá potência nominal projetada de 600 kW de produção de energia elétrica a partir da luz solar, devendo ser responsável por uma produção anual de cerca de 900 MWh (megawatt-hora). A instalação e a operacionalização do parque decorrerão durante este ano, com o início da sua exploração previsto para 2019.

“A nossa ambição não se fica por aqui”, afirmou Marta Guerreiro. Ela adiantou que “está em fase final um estudo que permitirá perceber como é que a implementação do sistema de armazenamento com base em baterias poderá fazer aumentar ainda mais esta percentagem”.
Até o momento, a secretária Regional estima em dois a três milhões de euros o investimento necessário para “ambicionar 36% de integração de renováveis, aqui em Santa Maria”, contando para isso também com o aumento da Central Fotovoltaica e do Parque Eólico. E sublinhou: “naturalmente, este é um futuro sustentável que ambicionamos, onde conseguimos diminuir a nossa dependência externa de combustíveis fósseis com impactos muito significativos também para o ambiente”.

Porto Espacial

Já o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, em reunião do Conselho da Ilha, em abril, disse que a instalação do Spaceport (projeto de Porto Espacial) “deve beneficiar preferencialmente Santa Maria, mas não exclusivamente”.

Em outra notícia, o jornal aborda a visita do presidente do Governo Regional às obras de instalação da nova antena da Agência Espacial Europeia (ESA) em Santa Maria. Ele declarou que este investimento representa um “esforço da aposta no sector do Espaço como vector de desenvolvimento na ilha de Santa Maria”.

As instalações que se situam no Monte das Flores vão acolher uma antena de 15 metros de diâmetro que reforçará “a capacidade que todos os serviços, que já estão instalados em Santa Maria, têm para cumprirem a sua função do ponto de vista de fornecimento de dados e para colocarem estes serviços num novo patamar”, dizia Cordeiro. Além da sua utilização em diversas missões espaciais, esta será também uma antena certificada para integrar um programa espacial da ESA, o Proba 3, que consiste no estudo de fenômenos solares, acrescenta o jornal.

A instalação deste equipamento permite também fortalecer a posição dos Açores no panorama internacional, através de sua participação neste tipo de projetos científicos. “Estamos a falar de uma antena que será também utilizada num programa de observação do Sol”, acrescenta o presidente do Governo. Trata-se de “uma aposta no posicionamento dos Açores como parceiro nesse tipo de projectos que acabam por criar emprego aqui na ilha e reforçar a nossa posição no panorama dessa actividade a nível internacional”.

Atlantida Cine

Entre outros investimentos, o Governo Regional garantiu que a reabilitação do antigo “Cinema do Aeroporto” deverá ser concluída em dezembro próximo. Trata-se de “investimento de cerca de 4,5 milhões de euros que vai dotar a ilha de Santa Maria de um espaço multifuncional e que permite não apenas artes cênicas, mas um conjunto de outras ações”.

O espaço, que já teve o nome de “Atlantida Cine”, foi uma das diversas estruturas montadas ao redor do Aeroporto de Santa Maria quando da presença das forças armadas norte-americanas na ilha, durante a Segunda Guerra Mundial, inaugurado a 17 de outubro de 1946. Para Cordeiro, esta obra cumpre também o objetivo “de preservação de um espaço que faz parte da memória de Santa Maria, obviamente agora adaptado com novas tecnologias, e dotado de comodidade e segurança para quem dele usufrui”.

Outras obras em andamento se referem à reabilitação das antigas Oficinas Gerais do Aeroporto, que serão convertidas no Centro de Desenvolvimento e Inovação Empresarial de Santa Maria. Esta intervenção vai custar cerca de 2,2 milhões de euros.

Segundo Cordeiro, este investimento irá “pegar num espaço que já serviu o desenvolvimento da ilha de Santa Maria, transformá-lo, modernizá-lo e colocá-lo novamente ao serviço do desenvolvimento da ilha de Santa Maria, sobretudo em novas áreas emergentes desse desenvolvimento, como é o caso da parte espacial”.

O Centro “terá cerca de duas dezenas de espaços individuais dirigidos a empreendedores e para a incubação de empresas que vão desde as actividades mais tradicionais até a componente espacial”, o presidente do Governo Regional.

Outros investimentos abrangem melhorias na infraestrutura das áreas de pesca e agricultura, setores de grande importância na economia local.

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário