Imigrantes criam Associação Casa do Brasil de Viseu, na região Centro de Portugal


Especiais

José Venâncio de Resende1

Os fundadores da Casa do Brasil de Viseu.

 

A Associação Casa do Brasil (ACB), criada em 8 de outubro no distrito de Viseu, região Centro de Portugal, será apresentada à sociedade local no dia 2 de dezembro. Serão convidados para o evento autoridades e líderes políticos e religiosos, bem como representantes de instituições públicas e da sociedade civil.

Para organizar o evento, aconteceu, no dia 17 de novembro (domingo), um café da manhã-reunião nas instalações provisórias da ACB, cedidas pela Junta da Freguesia no centro de Viseu. O evento visa dar maior visibilidade à nova entidade, diz Carlos Henrique Uchoa Borges, o primeiro presidente da Associação.

A ACCB-Viseu tem como objetivo estatutário promover atividades de caráter cultural (teatro, música, dança e outras atividades artísticas), representativo, reivindicativo, educativo, desportivo e beneficente. Da fundação da entidade, participaram imigrantes provenientes de todas as regiões do Brasil, tais como carioca, paulista, gaúcho, mineiro, matogrossense, cearense e paraense.

Uma das nossas preocupações é a interação entre os imigrantes brasileiros de todas as faixas etárias, das crianças em idade escolar aos idosos, explica Carlos Henrique. A palavra chave é acolhimento do imigrante, de maneira a minimizar questões como saudade, solução dos problemas do cotidiano, integração das crianças no ambiente escolar.

Outros objetivos ACB-Viseu são a integração dos imigrantes na comunidade local e a conquista de sede própria. Está previsto ainda o apoio ao empreendedorismo e a projetos culturais.

Ao lado de Carlos Henrique, fazem parte da diretoria da Casa do Brasil Álvaro Arnaldo Artico e Rômulo Martins de Sousa, vice-presidentes; Patrícia Teixeira Spinosa, secretária; e Edna Luares Botero, tesoureira.

O conselho fiscal é formado por Armando Pereira Chaves (presidente); Maria Elisa dos S. Esteves Fraga (vice-presidente); e Renata Francisca Gentil de F. Aguiar (vogal).

A mesa diretora da assembleia geral tem como membros Márcia Regina Reis Pinto Cabral (presidente); Rozirene Emeterio Leite (vice-presidente); e Felipe Bamberg de Oliveira (secretário).

Também foram escolhidos os seguintes suplentes: Maria da Conceição de S. Maia, Gustavo Alves Pinto e Simone Monteiro Alves de Matos.

Imigrantes

Estima-se em cerca de três mil o número de brasileiros no distrito de Viseu, número este que inclui cidadãos de dupla-nacionalidade e portadores de vistos de curta duração, de acordo com Carlos Henrique, presidente da ACB-Viseu.

A cidade de Viseu, situada na Beira Alta, região do Centro de Portugal, tem cerca de 100 mil habitantes. É considerada a melhor em qualidade de vida, entre as 18 capitais de distrito portuguesas.

Ao lado da qualidade de vida e de uma rica história que remonta a período anterior ao surgimento de Portugal, Viseu destaca-se também pela gastronomia tradicional. É a terra de cultivo da vinha para os famosos vinhos do Dão e de Lafões.

 

Comentários

  • Author

    Excelente iniciativa, estão de parabéns. Creio que em breve haverá um meio de comunicação bilateral da Casa do Brasil com os futuros brasileiros que estão a procura de informações acerca do processo de imigração para Portugal. Grande Abraço!!!


Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário