O planejamento e a execução das diversas atividades da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), em sua grande maioria, teve como foco principal a atuação no ambiente urbano. Porém, o crescimento econômico aliado ao trabalho diuturno do homem do campo propiciou que houvesse melhoria na qualidade de vida e aquisição de bens, atraindo os olhares de pessoas com o intuito de delinquir. Assim como em centros urbanos, a Polícia Militar precisa agir com cientificidade nas áreas rurais.
Segundo o Tenente Klaudir Machado, comandante do 3º Pelotão da Polícia Militar, a primeira ação é conhecer as pessoas, cientificá-las sobre a importância da parceria entre a comunidade rural e a PMMG na busca pela prevenção. Outro fator de grande relevância é a coleta de informações envolvendo pessoas ou veículos suspeitos. Tal medida visa ajudar na repressão qualificada aos crimes que ocorrem em sítios e fazendas de Minas Gerais.
Aliadas a estas duas ações estão as técnicas de geoprocessamento, apontando as áreas rurais com maior incidência criminal: “O objetivo é utilizar os métodos modernos de detecção e mensuração da criminalidade, conhecendo os delitos mais comuns levados a efeito no campo para neutralizar as ações delitivas”, declara o comandante da PM.
Neste prisma, foi lançado, no dia 29 de maio último, mais um projeto voltado para a segurança do cidadão no campo, trata-se do “Policiamento em zona rural”. Esta nova estratégia busca trazer tranquilidade àqueles que estão, num primeiro momento, isolados de outros vizinhos, ora em lavouras, ora em pastagens, deixando suas residências desguarnecidas.
A Patrulha Rural irá beneficiar três municípios que compõem a área de atuação do 3º Pelotão da Polícia Militar: a zona rural de Resende Costa, de Coronel Xavier Chaves e de Lagoa Dourada. “Esta aproximação resultará na formação de um elo entre os policiais e a comunidade do campo e estabelecerá nas pessoas visitadas uma sensação de segurança pela presença ostensiva da Polícia Militar”, diz Klaudir.
Os objetivos desta nova modalidade de patrulhamento são devolver aos moradores rurais a tranquilidade pública, fomentar a coleta de dados e intensificar o trabalho de abordagem às pessoas em atitude suspeita, circulando tanto a pé ou em veículo nas localidades rurais, visando inibir a vontade de delinquir do cidadão infrator e combater o plantio ou o tráfico de drogas, aumentando ainda mais a confiança da população rural no serviço prestado pela Policia Militar.
“A PMMG está fazendo a sua parte. Participe, receba e conheça nossos policiais”, conclui o Tenente. Para qualquer outra informação ou denúncia, utilize os números 190 da PMMG ou 181 para denúncias anônimas.
Implantação da Patrulha Rural: mais um esforço para garantir a segurança no campo
Notícia
13/06/20120

Programa Policiamento na Zona Rural foi lançado no fim de maio