Inaugurada, Academia Sino-Losófona da Universidade de Coimbra vai estreitar laços entre duas culturas

Missão é promover, por meio do conhecimento, relações entre China, Portugal e Países de Língua Portuguesa.


Cultura

José Venâncio de Resende0

fotoMomento do descerramento da placa comemorativa.

Foi oficialmente inaugurada a Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC). Um dos pontos altos do evento aconteceu no momento do descerramento da placa comemorativa, protagonizado pelo embaixador da China em Portugal, Cai Run, acompanhado pelo antigo presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano, pelo diretor da ASL-UC, Rui de Figueiredo Marcos, e pelo reitor da UC, Amílcar Falcão.

A Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra (ASL-UC) tem como missão desenvolver na UC o conhecimento relevante para as relações entre China, Portugal e os Países de Língua Portuguesa, especialmente na área jurídica, mas numa perspetiva interdisciplinar, além de transferir esse conhecimento para as várias entidades interessadas no desenvolvimento e consolidação dessas relações.

Na conferência inaugural, que teve lugar no auditório do Colégio da Trindade, Joaquim Chissano - Doutoramento Honoris Causa pela UC em 1999 – disse que “o estabelecimento da Academia Sino-Lusófona da Universidade de Coimbra é uma iniciativa oportuna e louvável, como meio para o cumprimento e fortalecimento do intercâmbio entre a China os Países de Língua Oficial Portuguesa”.

Chissano, que é também presidente do Comitê Consultivo do Instituto China-África, fez ainda questão de enaltecer o papel do mundo acadêmico na ligação entre a lusofonia e terminou com desejos de muito sucesso à ASL-UC e “que daqui por uns anos possamos sentir-nos orgulhosos por se ter criado um importante instrumento para a aproximação entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa”.

O reitor Amílcar Falcão destacou o papel da Academia enquanto marco importante na estratégia de internacionalização da instituição, que vem colocar “Coimbra como plataforma privilegiada para o diálogo entre os povos. Pretendemos que se possa estabelecer como um instituto de referência internacional no estudo das relações entre a China e os países lusófonos, nas mais variadas áreas do saber”. Ele adiantou ainda que “equipa reitoral não deixará de trabalhar para concretizar aquilo que aos olhos dos outros ainda pode parecer uma mera utopia”.

Rui de Figueiredo Marcos também enfatizou a importância estratégica do projeto para a Universidade. A ASL-UC “nasceu num berço de ouro, amparada pela Reitoria, pela Faculdade de Direito da UC e pelas instituições mais prestigiosas da própria China”, por isso só pode ter “um futuro radioso à sua frente”.

A Academia tem como atividades organizar eventos científicos; gerir parcerias com entidades chinesas dentro do âmbito da sua missão; promover a elaboração e publicação de estudos científicos, em especial em matéria de direito comparado chinês e português; realizar cursos não conferentes de grau e outras ações de formação em matérias de direito chinês e/ou português, ciência da administração, ciência política, políticas públicas, a par de outras consideradas relevantes; prestar consultoria jurídica; desenvolver atividades de intercâmbio cultural; e outras atividades incluídas no âmbito da respetiva missão.

Fonte: F. Fernandes e Milene Santos

Mais detalhes em: http://noticias.uc.pt/multimedia/videos/academia-sino-lusofona-da-universidade-de-coimbra-esta-oficialmente-inaugurada/?fbclid=IwAR0OQXUigm2XxP3YOeE8ut91hrw29FQm_g7K7f63D99hc8QwKdoJLafq30o

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário