JL completa 15 anos!

Uma história construída através de sonhos, trabalho e determinação de pessoas que acreditam no jornalismo e na cultura enquanto ferramentas capazes de construir uma sociedade verdadeiramente livre e democrática


André Eustáquio


No dia 14 de abril de 2003, circulou em Resende Costa a primeira edição do Jornal das Lajes. Modestas quatro páginas e uma tiragem de 1.000 exemplares que, além de publicarem o conteúdo preparado especialmente para aquela edição inicial, traziam nas entrelinhas um sonho e o ideal de fazer jornalismo. O sonho era ambicioso. Afinal, como levar adiante um projeto de tamanha envergadura sem ter dinheiro para investir? No entanto, o sonho, o trabalho e o ideal de uma equipe determinada superaram todos os obstáculos, inclusive o financeiro, e hoje o JL completa 15 anos de existência!

As primeiras edições do JL deixaram evidente o objetivo do periódico: o de informar, valorizar e divulgar a cultura de Resende Costa. Foi perseguindo esse propósito que consolidamos um projeto no qual poucas pessoas acreditavam que pudesse dar certo e, hoje, expandimos nossos ideais tornando realidade o almejado propósito de regionalização do jornal.

Diversas pessoas questionaram se era possível manter por muito tempo em uma cidade pequena um jornal independente e que sobrevivesse somente de anúncios publicitários. A independência jornalística, associada à qualidade da equipe editorial, fez a diferença, conferindo ao JL prestígio e credibilidade junto ao leitor e às instituições da sociedade.

Para esta edição, não preparamos uma reportagem especial destacando a trajetória do jornal. Acreditamos que essa história vem sendo contada ininterruptamente a cada edição. São 15 anos e 180 edições do JL sempre com a preocupação de nos superarmos a fim de fazer jornalismo independente e de qualidade!

Para comemorarmos essa data especial, convidamos algumas pessoas que em seus depoimentos destacaram a importância do Jornal das Lajes para Resende Costa e região.

“Parabenizo o Jornal das Lajes pelo seu 15º ano. Sinto-me lisonjeado e satisfeito por ter cooperado, de alguma forma, para o seu progresso. O Jornal das Lajes é um patrimônio do município de Resende Costa. Fruto da dedicação, empenho e civismo de todos aqueles que contribuem ou contribuíram, auxiliando o jornal em sua missão de não apenas informar, mas de colaborar para o desenvolvimento local, fortalecer a nossa cultura e disseminar a nossa memória. O JL é um canal que permite ao leitor, além de receber o seu conteúdo, ter uma participação ativa. É um meio de comunicação livre e aberto a colaboradores, através da cessão de seu espaço para elaboração de crônicas, ideias e sugestões. Destaca-se como um importante meio que possibilita ao cidadão solicitar e alertar aos entes públicos sobre situações que merecem a devida atenção! Vida longa ao Jornal das Lajes, obra da cidadania resende-costense!”

(Denilson da Mata Daher – fundador do Jornal das Lajes).


“O Jornal das Lajes veio suprir uma lacuna que havia em Resende Costa com a falta de um periódico para os cidadãos desta ordeira cidade. A página do jornal na internet, que demonstra o compromisso com o avanço tecnológico, traz notícias de forma mais célere, como exige a sociedade hodierna. O grau de profissionalismo e dedicação de seus editores e colaboradores nos dá a certeza de que podemos confiar em todas as matérias que nos são trazidas todos os meses. Por isso, o Jornal das Lajes já faz parte da nossa rotina e sempre nos brinda com temas relevantes a cada mês. Parabéns Jornal das Lajes por esses quinze anos de intensa atividade”.

(Donizetti Nogueira Ramos, juiz de direito da Comarca de Resende Costa)


“Quando iniciei o curso de Jornalismo na UFSJ, em 2010, eu já havia iniciado minha caminhada no Jornal das Lajes. Na faculdade, discutimos muito a importância do jornalismo local e regional para o desenvolvimento de uma sociedade. Fora das salas de aula, pude vivenciar e comprovar tal relevância, além de crescer como profissional. O JL foi muito importante para o meu desenvolvimento, assim como é para Resende Costa. Com seu perfil que valoriza a cultura e reportagens mais elaboradas, o jornal não só leva informação à população, como também nos faz lembrar de pessoas, casos, lugares especiais para o município. #VidaLongaAoJL”

(Emanuelle Ribeiro, jornalista do GloboEsporte.com)


“A aceitação do Jornal das Lajes é tão grande que está ultrapassando as fronteiras de uma cidade pequena, no caso Resende Costa, para São João del-Rei, a região e o mundo (por meio do portal www.jornaldaslajes.com.br na internet). Quando a edição impressa do jornal chega, desaparece em pouco tempo devido ao interesse dos leitores. Só tenho que parabenizar o Jornal das Lajes pelos seus 15 anos.”

(Eustáquio Coelho de Resende, corretor da Venância Imóveis, São João del-Rei)


“O Jornal das Lajes honra as vastas tradições culturais e intelectuais da terra dos inconfidentes, Resende Costa. Uma saga de década e meia. Seus temas e textos da mais profunda qualidade e atualidade são um relicário e um fanal para as gerações de hoje e do amanhã”.

(João Pinto de Oliveira, presidente do Conselho Administrativo do Sicoob Credivertentes)


“No início, fizemos a propaganda com o intuito de apoiar o Jornal das Lajes, que de lá pra cá cresceu muito e foi ganhando credibilidade. O crescimento do jornal e o seu tempo de vida nos surpreenderam muito, positivamente, e é gratificante verificar a sua importância para a região. As pessoas que visitam nossa empresa e pegam um exemplar costumam dizer: ´Este é o melhor jornal da região´. É um jornal feito com muita dedicação, por parte de quem gosta de jornalismo e principalmente de Resende Costa.”

(Patrícia de Oliveira Baccarini, gerente do Café Soberano, São João del-Rei)

Colaboração: José Venâncio de Resende

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário