JMJ Lisboa 2023: Símbolos da Jornada Mundial da Juventude passam por Resende


Religião

José Venâncio de Resende0

Encerramento da peregrinação em Resende (foto cedida por Joaquim Alves).

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) - a Cruz peregrina e o ícone Mariano – passaram por Resende, norte de Portugal, no dia 12 de julho. A peregrinação faz parte da preparação da “JMJ Lisboa 2023” cuja presença do Papa Francisco é aguardada. As Jornadas Mundiais da Juventude são o encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, constituindo-se num momento de evangelização do mundo juvenil. 

Uma réplica do logotipo oficial da JMJ foi entregue pelo comitê organizador da Paróquia de Resende às autoridades municipais, representadas na ocasião pelo presidente da Assembleia Municipal, Jorge Machado, as vereadoras Carla Costa e Maria José Dias e o vereador Fernando Silvério. Nas boas vindas, a vereadora Carla Costa congratulou-se com os jovens presentes pela sua participação nesta iniciativa de caráter mundial e pelo seu envolvimento e comprometimento nesta missão, à qual o município também se junta. 

Num momento de emoção, os jovens entoaram o hino oficial da JMJ Lisboa 2023 “Há pressa no Ar”. O pároco de Resende, José Augusto Marques, fez uma apresentação sobre a importância do encontro mundial de jovens com o Papa, agendado para o verão do próximo ano. Houve ainda a inauguração de um outdoor alusivo ao evento junto ao Centro de Saúde de Resende.

A peregrinação dos símbolos da JMJ terminou à noite com uma caminhada festiva pelas ruas da Vila de Resende até à Igreja da Imaculada Conceição. Em seguida, houve a cerimônia de encerramento presidida por D. Antônio Couto, bispo de Lamego. Os representantes de todas as freguesias do concelho receberam uma réplica dos símbolos da mão do bispo.

Em seguida, os símbolos da JMJ seguiram para o município vizinho de Cinfães onde percorreriam todas as freguesias. 

Papa João Paulo II

A Cruz peregrina, um dos dois símbolos que acompanham e representam a JMJ, foi confiada por João Paulo II, em 1984, aos jovens para que fosse levada por todo o mundo, e desde então já percorreu os cinco continentes e quase 90 países. O segundo símbolo é o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços e que desde 2000 acompanha a Cruz peregrina.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário