Justiça Eleitoral realiza diplomação de candidatos eleitos em Coronel Xavier Chaves e Resende Costa

Cerimônia aconteceu em 16 de dezembro


Política

Vanuza Resende0

Juiz da Comarca de Resende Costa, doutor Donizetti Nogueira Ramos, conduziu a cerimônia no Fórum Municipal

Os candidatos eleitos nas eleições municipais do dia 2 de outubro de 2016 já estão sendo diplomados em todo o país. No início da tarde desta sexta- feira, 16 de dezembro, o Fórum de Resende Costa recebeu a solenidade de diplomação de candidatos eleitos e suplentes.  No evento, os prefeitos e vice-prefeitos de Coronel Xavier Chaves e de Resende Costa, assim como os vereadores, receberam da Justiça Eleitoral os diplomas que legitimam o poder de exercer seus cargos, decisão vinda das urnas. A diplomação significa que a Justiça Eleitoral atesta que os candidatos foram efetivamente eleitos pelo povo e, assim, podem tomar posse em seus cargos.

Na cerimônia, o juiz Donizetti Nogueira Ramos, acompanhado do representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Adenor Amadeu Resende Coelho, falou sobre a importância dos eleitos em atender os interesses da população que confiou o seu voto aos representantes. Doutor Donizetti leu o poema de Rui Barbosa, Sinto vergonha de mim, que, embora escrito há muitos anos, trata a negligência muitas vezes cometidas pela classe política. O juiz da Comarca de Resende Costa ainda destacou que, durante 18 anos trabalhando na cidade, nunca precisou lidar com contas públicas rejeitadas ou desvio de dinheiro público e frisou que é fundamental que a honestidade dos representantes municipais continue. Ainda antes de iniciar a entrega dos diplomas, doutor Donizette citou o imperador Marcos Túlio Cícero, que em 55 a.C. já falava sobre a necessidade de o orçamento nacional ser equilibrado.

Em Coronel Xavier Chaves, para o Executivo Municipal foram diplomados Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto e Antônio Maria Claré Assunção (prefeito e vice-prefeito respectivamente). Assumem as cadeiras da Câmara Municipal: Antônio Santos Cardoso, Bárbara Maria Práia Santos, Cleber Cristiam Beraldo, Edson Gregório Jaques, Gilson Martires das Chagas, Lusair Assunção, Sábatha Resende Chaves, Suerlei Santos de Sousa e Wenerson José do Nascimento. Seis suplentes para o cargo de vereador em Coronel Xavier Chaves também foram diplomados na tarde desta sexta: Agnaldo Menélio Lara, Arlene Couto Passarini, Claudinei Silva, Flávio Geraldo de Oliveira Pinto, Ilton Trindade de Resende Filho e Whering Aires Cardoso.

Em Resende Costa, Além do prefeito Aurélio Suenes de Resende e seu vice José Gouvea Filho, foram diplomados os seguintes vereadores eleitos: Fábio Roberto Ferreira, Francisco Abel de Assis, João Dias, José Assis Sobrinho, José do Socorro Pinto, Lucas Paulo de Assis, Paulo César Daher Chaves e Vítor Rafael Camilo Ribeiro. Outros dez suplentes participaram da diplomação: Antônio Camilo Pinto, Carlos Henrique dos Santos, Cássio Augusto de Sousa Almeida, Claudionor Reis, José Marciano de Andrade, José Roberto Sousa, Luiz Carlos Martinez Mancio, Marisélia Resende Maia Chagas, Paulo Altivo de Moura e Vânia de Fátima Coelho.

O prefeito Aurélio Suenes, reeleito em Resende Costa, fez um breve discurso e destacou a importância de continuar trabalhando em prol da população com respeito: “Temos uma política diferenciada nesses dois municípios. Resende Costa e Coronel Xavier Chaves são duas cidades que servem de exemplo até para o Brasil, pela forma como são conduzidas. Isso aumenta a nossa responsabilidade de continuar mantendo essa linha. A população está cada vez mais exigente e bem informada e isso nos leva a ser cada vez mais eficientes. Então, eu desejo a todos nós sucesso e discernimento para que possamos realmente transformar a expectativa em realizações para o nosso povo”.

No encerramento da cerimônia, doutor Donizetti elogiou o trabalho dos funcionários do Cartório Eleitoral de Resende Costa: Eustáquio Peluzi Chaves, Fernanda Araújo Batista Leite e Paula da Silva Dias. Eles foram agradecidos pelo juiz da Comarca pelo empenho nas funções desempenhadas, com êxito durante o período eleitoral.

A cerimônia de posse dos candidatos eleitos em Resende Costa está agendada para o dia 1º de janeiro de 2017 às 10h no Centro de Pastoral Paroquial (CPP). Na noite do dia 31 de dezembro, às 21h, será celebrada missa em ação de graças na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha de França.

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário