Livro “Cidades e Resendes” será lançado em Resende, Capital da Cereja, às margens do Douro


Cultura

José Venâncio de Resende0

O autor na Capital da Cereja (foto: Marcos Rodrigues / Ideal Resende).

Será o segundo lançamento, em Portugal, do livro Cidades e Resendes – Uma viagem por Portugal continental, Arquipélago dos Açores, Minas Gerais e Cabo Verde (Chiado Books), aproveitando-se o alívio proporcionado pela pandemia. O evento acontecerá dia 6 de novembro (sábado), a partir das 15h, no auditório dos Bombeiros Voluntários, na cidade de Resende, Capital da Cereja, às margens do rio Douro no norte de Portugal. É fruto de uma parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende e com a Foto Ideal Resende. Metade da receita da venda dos livros será destinada aos Bombeiros Voluntários.

Em 14 de março (sábado) de 2020, aconteceu, na Biblioteca Municipal de Resende Costa (Minas Gerais), o único lançamento no Brasil. Justamente naquele dia, o Ministério da Saúde anunciou, oficialmente, a chegada da pandemia do coronavírus no país, bem como as primeiras restrições (limitação do tempo e do número de pessoas, ventilação do local, etc.). Já em plena pandemia, o evento marcado para 16 de maio de 2020 em Resende (Portugal) teve de ser cancelado às pressas. Apenas em 9 de outubro deste ano, com a trégua dada pela pandemia, foi possível fazer o primeiro lançamento do livro em Portugal, evento que aconteceu na cidade de Viseu, numa parceria com a Associação Casa do Brasil (ACB-Viseu).

Na apresentação do livro, com o título “Manancial infindo de conhecimentos”, o padre e escritor Joaquim Correia Duarte escreveu: Numa teia de relações e de nomes, o autor seguiu daqui para os Açores, para Vila do Porto, donde teriam partido os Resende Costa que deram o nome à cidade brasileira onde nasceu o autor. Não ficando satisfeito, o autor deslocou-se a outros locais onde os Resendes estiveram, por um ou outro qualquer motivo. É o caso de Carregal do Sal/Cabanas de Viriato, em Portugal, e cidade da Praia, em Cabo Verde.    

O livro é uma coletânea de textos (reportagens e notícias) publicados no Jornal das Lajes, desde a primeira viagem do autor a Portugal em 2012. O principal objetivo é o de promover a aproximação entre as comunidades de cidades ligadas aos Resendes, com foco em intercâmbio cultural, turismo e até mesmo negócios. Neste sentido, o autor propõe, na introdução do livro, a proposta de criação da RCR - Rede de Cidades Resendendes. As primeiras iniciativas foram a criação de um espaço no Facebook e o registro do domínio redecidadesresendenses.com para futuro site. 

  

 

 

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário