Maquiadoras resende-costenses se unem e fazem vídeos no estilo Challenge

Profissionais passam mensagens de empoderamento feminino e aproveitam para divulgar trabalho


Vanuza Resende


fotoMaquiadoras de Resende Costa gravam vídeos com mensagens de empoderamento feminino (Foto redes sociais)

Em agosto de 2019, a influenciadora Larissa Rezende, que atualmente tem cerca de 366 mil seguidores no Instagram, lançou nas redes sociais o conhecido “Challenge”, que é basicamente o que a tradução diz: um desafio. O “Evoluiu Challenge”, ou só Challenge, se espalhou por todas as redes sociais. A partir desse vídeo, que viralizou nas redes sociais, famosos e anônimos também começaram a gravar e a relatar transformações surpreendentes em frente à câmera.

O diferencial do desafio é editar um vídeo curto com música ou mensagem, de forma que os cortes acompanhem o ritmo da música. As pessoas cantam, dançam e dublam enquanto fazem gestos com as mãos para que surja a impressão de que a transformação ocorre “do nada”. Por exemplo, em um estalar de dedos, o rosto está com contorno, os olhos com cor e, em um toque final, até as madeixas são transformadas em produções de tirar o fôlego. Por trás de cada mudança, destaca-se o ofício de profissionais capacitadas que aproveitam a oportunidade para divulgar o trabalho.

 

Challenge em Resende Costa

Ao longo de um ano da moda Challenge, os vídeos continuam fazendo sucesso nas redes sociais, inclusive em Resende Costa. Um grupo de maquiadoras do município já realizou dois vídeos e uma montagem com fotos, cuja ideia é divulgar o trabalho e passar uma mensagem através das redes sociais. A maquiadora Viviane Mendonça, que participou das três edições, disse que “a ideia das postagens foi uma construção coletiva com participações de todas as maquiadoras”. Segundo ela, as maquiadoras Adriane e Duda criaram o grupo das profissionais e começaram a propor os desafios.

Adriane Resende, maquiadora há quatro anos, explica: “Eu e a Vivi [Viviane Mendonça] iniciamos juntas na profissão; isso fez com que a nossa amizade acontecesse e nos tornássemos mais próximas. A Vivi sempre tem ideias incríveis, daí saiu essa [ideia] para a gente aproximar todas as maquiadoras”.

Responsável pela edição dos conteúdos, Maria Eduarda Barretto de Sousa, a Duda Barreto, maquiadora há cerca de três anos, fala sobre as produções por Challenge que ela começou a realizar ainda individualmente. “Esse estilo de vídeo estourou no ano passado, e eu comecei a fazer. A intenção era usá-lo como divulgação do meu trabalho, que é a maquiagem. A ideia do primeiro vídeo foi da Viviane Mendonça, e eu ajudei a colocá-la em prática porque naquela época tinha mais facilidade para editar e fazer o roteiro. Mas hoje já estão todas craques”, explica Duda.

 

Com o grupo crescendo, novos vídeos foram surgindo

O primeiro vídeo contou com a participação de quinze maquiadoras, o segundo com 19 e hoje o grupo conta com a participação de 23 profissionais. Adriane fala sobre as produções: “Fizemos dois vídeos e uma montagem com fotos. No primeiro vídeo, mostramos nosso trabalho e a transformação que a maquiagem faz usando a moda dos vídeos challenges. Já a montagem e o segundo vídeo fizemos para incentivar e motivar mulheres.”  

No primeiro vídeo publicado no dia 07 de abril, com duração de um minuto, as maquiadoras aparecem de rosto limpo, até que, com um toque “mágico” de um pincel, elas aparecem totalmente produzidas. Com a legenda “Nenhuma de nós é tão boa quanto todas nós juntas”, o vídeo compartilhado nos perfis pessoais das maquiadoras foi muito elogiado nas redes sociais.

No mesmo mês, no dia 17, as maquiadoras aparecem com uma mensagem nas redes sociais, cada uma delas segurava um papel com palavras e frases que juntas formavam mensagens para as mulheres: “Seja a mulher que conserta a coroa de outras mulheres sem dizer ao mundo que estava torta”; “Seja uma mulher que levanta outras mulheres”; “Moça, esqueça a competição, não somos rivais, somos a revolução”; “Outras mulheres não são nossas inimigas”, dizia a publicação.

Já o terceiro vídeo, publicado no dia 02 de julho, as maquiadoras em 55 segundos dublam uma carta da apresentadora global Angélica para a filha Eva. “Não é fácil ser mulher no mundo em que a gente vive, Eva. Se você seguir todos os padrões de beleza, vão questionar sua inteligência. Se você quiser ser de outro jeito, vão dizer que você não se cuida. Eles vão falar do tamanho da sua saia, do seu corte de cabelo, de quem você escolhe para estar com você, do excesso de maquiagem, da falta de maquiagem. Eles vão comentar as marcas do seu corpo, dizer que você é gorda demais ou que você está magra demais ou muito sem graça, ou muito sexualizada. Vão criar disputas sem sentido entre você e outras mulheres, vão duvidar da sua capacidade, diminuir as suas conquistas, vão achar os motivos mais supérfluos pra dizer que você não é perfeita, mas ninguém é, filha, nem eles, nem eu, nem você, nem ninguém. Eu desejo força, sabedoria, felicidade e união para todas nós. O mundo é mais forte que qualquer pessoa, mas não é mais forte que todas nós juntas”.

Ao longo do vídeo, as maquiadoras aparecem com e sem maquiagem, mostrando conquistas pessoais. O perfil profissional de cada uma também é divulgado durante a participação. 

Adriane fala sobre os temas: “A gente sempre evolve a maquiagem representando nossa profissão. No último vídeo, mostramos a força que nós mulheres temos. A Vivi, que sempre escreve as legendas e acho que a descrição do último vídeo, nos representa bem. Ela diz ‘Que nada nos limite. Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Existem mulheres fortes e existem mulheres que ainda não descobriram a sua força.’”

A maquiadora destaca também a repercussão das postagens. “Foi muito grande o número de pessoas me parando na rua para falar que foi uma iniciativa maravilhosa, que é muito bom ver a união, que conheceram outros profissionais... [A iniciativa] surpreendeu muitas pessoas pelo fato de ser cidade pequena onde o pessoal comenta sobre as rivalidades. Mas ali mostramos que somos melhores juntas”, afirma Adriane.

 

Concorrentes que são amigas

Duda fala sobre um dos objetivos de divulgar os conteúdos: a união da classe. “Nós não somos inimigas; pelo contrário, somos colegas de profissão. No grupo, há inclusive amigas pessoais. A gente quis mostrar que a união faz a força mesmo. Não é porque somos maquiadoras na mesma cidade que a gente precisa ser inimiga. Principalmente nessa sociedade machista que coloca a mulher sempre como rival uma da outra, sobretudo quando há uma ‘disputa’ de mercado. A gente quis mostrar isso, ou seja, que estamos longe de sermos inimigas. Pelo contrário, nós somos muito amigas”.

Adriane reforça a mensagem de união: “Fizemos os vídeos para mostrar que somos melhores juntas, que, mesmo tendo a mesma profissão, não precisamos ter rivalidade. Falando por mim, Adriane, acho que com isso nós incentivamos muitas mulheres a serem fortes, determinadas, amigas uma das outras, pois, quando estamos juntas, nos tornamos pessoas muito melhores.”  

Duda comenta acerca da profissão: “A maquiagem uniu a gente e com certeza vai unir cada vez mais. É muito gratificante ser amiga das maquiadoras aqui de Resende Costa. Tenho certeza de que elas pensam o mesmo. E o nosso grupo, que surgiu no primeiro vídeo, nos aproximou. Através dele podemos trocar ideias e conversarmos.”  

Adriane descreve a importância do empoderamento feminino: “Eu penso que conseguimos fortalecer muitas mulheres com esse vídeo e espero que possamos fortalecer muitas delas ainda. A maquiagem é uma aliada nisso, pois, quando nós nos maquiamos, nos sentimos lindas, poderosas e fortes para seguir em frente.” Em breve, outros vídeos devem ser feitos pelas maquiadoras. “Claro que vamos fazer mais! Só estamos esperando surgirem ideias de algumas das meninas para a Vivi e a Duda movimentarem o grupo e fazerem acontecer”, acrescenta Adriane.  

Deixe um comentário

Faça o login e deixe seu comentário